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dc.contributor.authorMatias, Avanúzia Ferreira-
dc.contributor.authorMoura, Ana Célia Clementino-
dc.contributor.authorMaia, Janicleide Vidal-
dc.date.accessioned2020-05-05T11:41:11Z-
dc.date.available2020-05-05T11:41:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMATIAS, Ananúzia Ferreira; MOURA, Ana Célia Clementino; MAIA, Janicleide Vidal. A Intertextualidade e a ironia no gênero charge. Revista PERcursos Linguísticos, Vitória (ES), v. 7, n. 15, p. 241-263, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2592-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51551-
dc.description.abstractThis article was developed from the study of genre cartoon. For both, it was examined whether the interpretation of cartoons by 25 teachers of public schools of Fortaleza, taking as reference the intertextuality and the irony. The first because this is a fundamental element for the construction of the cartoon’sdiscourse. The second because this is a significant resource for instigating the criticism to a current event within the social context in which it occurs. The intertextuality was examined based on levels and techniques created by Bazerman (2006); and the irony based on studies of Brait (2008), which conceives this linguistic feature as a polyphonic phenomenon. The work investigates if to construct meaning in interpretation of the charge and if to understand your criticism is necessary that there is a direct correlation between the understanding of Intertextuality and of irony. After the analysis of the corpus, it was found that the intertextuais elements participate in the construction of the meaning in cartoon, but do not guarantee the understanding of irony, and this is much less noticeable when the cartoon associates verbal text and not verbal text. The reader relies more on the slopes of the verbal text to interpret the context of cartoon and hardly understands the message only relyingon drawing.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista PERcursos Linguísticospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectIroniapt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.titleA Intertextualidade e a ironia no gênero chargept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo desenvolveu-se a partir do estudo do gênero charge. Para tanto, analisou-sea interpretação de charges feita por 25 professores de escolas públicas de Fortaleza, tomando como referência a intertextualidade e a ironia. A primeira porque este é um elemento fundamental para a construção do discurso chárgico; a segunda porque este é um recurso considerável para instigar a crítica a um fato atual dentro do contexto social no qual ocorre. Analisou-se a intertextualidade com base em níveis e técnicas criados por Bazerman (2006), e a ironia com base nos estudos de Brait (2008), que concebe este recurso linguístico como um fenômeno polifônico. O trabalho investiga se para a construção do sentido na interpretação da charge e do entendimento de sua crítica é necessário que haja uma correlação direta entre a compreensão da intertextualidade e da ironia. Após a análise do corpus, constatou-se que os elementos intertextuais participam da construção do sentido em charge, mas não garantem o entendimento da ironia, e esta é muito menos perceptível quando a charge associa texto verbal e texto não-verbal. O leitor se apoia mais nas pistas do texto verbal para interpretar o contexto chárgico e dificilmente compreende a mensagem somente se apoiando no desenho.pt_BR
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