Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51529
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorStervinou, Adeline Annelyse Marie-
dc.contributor.authorSilva, Antonia Gabriela de Lima-
dc.date.accessioned2020-04-30T12:39:08Z-
dc.date.available2020-04-30T12:39:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, A. G. L. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51529-
dc.descriptionSILVA, A. G. L. A Influência das representações mentais no desenvolvimento cognitivo-musical dos estudantes do curso de música – licenciatura da UFC, campus Sobral: uma investigação na banda do norte. 2017. 44f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigated the influences of mental representations on cognitive-musical development in the learning process of students participating in Banda do Norte, belonging to the Capacitação de Mestre de Banda of the Federal University of Ceará (UFC) Music Course, Campus Sobral. The methodological procedures used included a literature review on the three main themes of the research, namely: Musical Cognition, Musical Education and Collective Teaching of Musical Instruments, as well as the analysis of the field reports of the observations of the Music Band rehearsals. From this, a musical experiment was carried out to investigate the constructions of mental representations during the execution of a musical work. The data were collected during an essay by Banda do Norte, considering the manifestations of thought expressed individually by the group members, and the results were organized in some categories of mental representations, such as Imagination, Memory, Learning, Musical Presentation, Personal State and Musical Taste. After collecting this information, a detailed interpretation of the data was performed in order to understand the process of building mental representations, allowing to highlight elements that can be used for the elaboration of proposals and educational methodologies relevant to the commitment of musical education with the construction of a significant musical experience.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRepresentações mentaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivo-musicalpt_BR
dc.subjectAprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectBanda do Nortept_BR
dc.titleA Influência das representações mentais no desenvolvimento cognitivo-musical dos estudantes do curso de música – licenciatura da UFC, campus Sobral: uma investigação na banda do nortept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa investigou as influências das representações mentais no desenvolvimento cognitivo-musical no processo de aprendizagem dos estudantes participantes da Banda do Norte, pertencente a Capacitação de Mestres de Banda do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral. Os procedimentos metodológicos utilizados contaram com uma revisão de literatura sobre os três temas principais da pesquisa, a saber: Cognição Musical, Educação Musical e Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais, assim como a análise dos relatórios de campo das observações dos ensaios da Banda de Música. A partir disso, foi realizado um experimento musical para investigar as construções das representações mentais durante a execução de uma obra musical. Os dados foram coletados durante um ensaio da Banda do Norte, considerando as manifestações do pensamento expressas de maneira individual pelos integrantes do grupo e, os resultados foram organizados em algumas categorias de representações mentais, como Imaginação, Memória, Aprendizagem, Apresentação Musical, Estado Pessoal e Gosto Musical. Após a coleta dessas informações, uma interpretação detalhada dos dados foi realizada a fim de compreender o processo de construção das representações mentais, permitindo destacar elementos podendo ser usados para a elaboração de propostas e metodologias educacionais relevantes para o comprometimento da educação musical com a construção de uma vivência musical significativa.pt_BR
Aparece en las colecciones: MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_aglsilva.pdfSILVA, A. G. L. A Influência das representações mentais no desenvolvimento cognitivo-musical dos estudantes do curso de música – licenciatura da UFC, campus Sobral: uma investigação na banda do norte. 2017. 44f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2017.450,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.