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dc.contributor.authorSilva, Natália Ayres da-
dc.contributor.authorAraújo, Raquel Dias-
dc.contributor.authorChagas, Eduardo Ferreira-
dc.date.accessioned2020-04-29T20:24:30Z-
dc.date.available2020-04-29T20:24:30Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Natália Ayres da; ARAÚJO, Raquel Dias; CHAGAS, Eduardo Ferreira. Estado, educação e planejamento educacional: entrelaçamentos teórico-práticos. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 9, n. 16, p. 100-112, jan./abr. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2317-2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51516-
dc.description.abstractThe planning, the human activity, the intentional action to achieve the set goals. The act of planning is present in the individual and social life, from which type of project choices and purposes. At the state level, planning consists of a form of intervention and control. In this sense, educational planning removes a form of state intervention in education, to fulfill the functions, considering the economic, political and social aspects. Regarding the functions assigned to the school, we can highlight the training aimed at the acquisition of minimum skills and values, aimed at the adaptation of individuals to capitalist society. The planning of education, situated in the historical context, corresponds to the conceptions of society, human being and education. Planning, as part of educational policy, cannot be carried out as a neutral action, as it does not merely deal with technical aspects, but mainly a political action articulated with the dominant interests. With this work, we intend, the place or role of the State in which the educational planning in Brazil, approaching as different conceptions and the types of educational planning, as well as the National Education Plan, without the sense of trying to identify what are the contradictions and the implications for building a free and quality public education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Dialectuspt_BR
dc.subjectPlanejamento Educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.titleEstado, educação e planejamento educacional: entrelaçamentos teórico-práticospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO planejamento, atividade especificamente humana, constitui uma ação intencional para alcançar determinados fins. O ato de planejar está presente na vida individual e social, a partir do qual se projetam escolhas e finalidades. No âmbito do Estado, o planejamento consiste em uma forma de intervenção e controle. Nesse sentido, o planejamento educacional remete a uma forma de intervenção do Estado em educação, para o cumprimento de determinadas funções, considerando aspectos econômicos, políticos e sociais. Em relação às funções atribuídas à escola, podemos destacar a formação voltada para a aquisição mínima de competências e valores, que visam à adequação dos indivíduos à sociedade capitalista. O planejamento da educação, situado em um contexto histórico, corresponde a determinadas concepções de sociedade, ser humano e educação. O planejamento, como parte da política .educacional, não pode ser entendido como uma ação neutra, pois não se trata meramente de aspectos técnicos, mas, sobretudo, de uma ação política articulada com os interesses dominantes. Intentamos,com este trabalho, situar o papel do Estado na elaboração do planejamento educacional no Brasil, abordando as diferentes concepções e os tipos de planejamento educacional, bem como o Plano Nacional de Educação, no sentido de buscar identificar quais as contradições e as implicações em torno da construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade.-
dc.title.enState, education and educational planning: theoretical- practical interlactionspt_BR
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