Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51513
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Escolho me ver agora: notas sobre uma experiência de escrita de si na formação de professores |
Título(s) alternativo(s): | Je choisis de me voir maintenant: notes sur une expérience d`écriture de soi dans la formation de enseignants |
Autor(es): | Lima Neto, Avelino Aldo de Araújo, Hugo Filgueiras de Chagas, Patrícia Carla de Macedo |
Palavras-chave: | Foucault, Michel, 1926-1984;Escrita;Subjetivação;Formação docente |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Dialectus |
Citação: | LIMA NETO, Avelino Aldo de; ARAÚJO, Hugo Filgueiras de; CHAGAS, Patrícia Carla de Macedo. "Escolho me ver agora": notas sobre uma experiência de escrita de si na formação de professores. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 9, n. 16, p. 65-81, jan./abr. 2020. |
Resumo: | O presente artigo objetiva, a partir de uma perspectiva fundamentada em estudos autobiográficos e narrativos, apresentar algumas notas sobre a escrita de si através de uma experiência pedagógica que articulou o cinema e o diário na formação de professores. Para tanto, inicialmente, são apontados alguns lugares do corpo e do discurso no contexto da cultura de si. Logo após, a experiência do olhar nessa mesma ambiência é desvelada. Num terceiro momento, a partir dos textos foucaultianos, é salientada a possibilidade de uma dimensão visual da escritura e a sua relação com a transformação operada nos sujeitos-corpos que, em nosso caso, são licenciandas. Por fim, são sublinhados alguns elementos oriundos dessa experiência, com vistas a pensar a possibilidade de outras ferramentas teórico-empíricas capazes de colaborar eficazmente no trajeto da formação docente. A associação entre o cinema e os diários mostrou-nos ser possível conectar a experiência vivida aos saberes acadêmicos na prática do cuidado e do narrar de si como experiências propositivas para o devir da profissão docente no processo de formação inicial. |
Abstract: | Cet article vise, dans une perspective basée sur des études autobiographiques et narratives, à présenter quelques notes sur l'écriture de soi à travers une expérience pédagogique qui a articulé le cinéma et le journal intime dans la formation des enseignants. A cette fin, dans un premier temps, certains lieux du corps et du discours sont mis en évidence dans le contexte de la culture de soi. Ensuite, l'expérience du regard dans ce même contexte est dévoilée. Dans un troisième moment, basé sur des textes foucaldiens, il est mise en évidence la possibilité d'une dimension visuelle de l'écriture et sa relation avec la transformation opérée dans les sujets-corps qui, dans notre cas, sont les étudiants en formation pour devenir enseignants. Enfin, certains éléments tirés de cette expérience sont présentés, en vue de réfléchir à la possibilité d'autres outils théoriques et empiriques capables de collaborer efficacement sur le chemin de la formation des enseignants. L'association entre le cinéma et les journaux intimes nous a montré qu'il est possible de relier l'expérience vécue aux connaissances académiques dans la pratique du souci et de la narration de soi en tant qu'expériences propositives pour le devenir même du métier d'enseignant dans le processus de formation initiale. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51513 |
ISSN: | 2317-2010 |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_aalimanetohfaraujo.pdf | 838,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.