Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51469
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais
Título em inglês: Educational forum and pedagogical mediation in distance education - analysys of the tutors' participation in educational forums
Autor(es): Borges, Vládia Maria Cabral
Barbosa, Lorena Lima
Palavras-chave: Linguística Aplicada;Ensino a distância;Mediação pedagógica;Fórum
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Revista Signo
Citação: BORGES, Vládia Maria Cabral; BARBOSA, Lorena Lima. Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais. Revista Signo, Santa Cruz do Sul (RS), v. 36, n. 61, p. 401-421, jul./dez. 2011.
Resumo: Este artigo analisa a participação de tutores em fóruns educacionais visando verificar se sua participação influencia a do aluno e que tipos de comentários feitos pelo tutor despertam uma maior motivação para o aluno participar do fórum. O contexto de pesquisa é a disciplina Língua Inglesa III B – Compreensão e Produção Escrita, ministrada na Licenciatura Semipresencial de Letras (Inglês) da UFC/UAB. A coleta dos dados se processou em três fóruns de três tutores, totalizando nove fóruns analisados. Os resultados demonstram a importância da participação frequente, questionadora e desafiadora do tutor para sustentar a participação e interação dos alunos no fórum.
Abstract: This paper analyses the participation of tutors in educational forums aiming to identify whether their involvement influences the students' one. Besides, this paper also analyses what kind of comments made by the tutor arouses a greater participation of the students in forums. The research context is the discipline English Language III B - Written Comprehension and Production. The data collection occurred in three forums of three tutors, totalizing nine analyzed forums. The results demonstrate the importance of a challenging and questioning participation of the tutor to maintain the participation and interaction of the students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51469
ISSN: 1982-2014
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_llbarbosavmcborges.pdf136,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.