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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51460
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | López-Astorga, Miguel | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-27T18:27:47Z | - |
dc.date.available | 2020-04-27T18:27:47Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | LÓPEZ-ASTORGA, Carlos. A ambiguidade semântica não implica ambiguidade sintática. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 12, n. 23, p. 7-13, jan./jun. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4285 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51460 | - |
dc.description.abstract | A problem to solve in generative grammar is to account for why children are able to note when a sentence or expression is ambiguous, even if they have not received explicit training for that. The theory of mental models can give an explanation in that way. That explanation is based upon the upon the idea that people interpret linguistic messages by considering the semantics models corresponding to them, and it has been also proposed that the syntactic structures of those messages can messages can be recovered by taken those very models into account. However, the point of this paper is that it tries to show that ambiguity at semantic level, that is, the cases in which models referring to different facts can be attributed to one sentence, does not necessarily lead to ambiguity at syntactic level. As it is argued, it is possible to capture models describing several opposite circumstances by means of only one logical form. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Argumentos Revista de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ambiguidade | pt_BR |
dc.subject | Forma lógica | pt_BR |
dc.subject | Modelo semântico | pt_BR |
dc.subject | Semântica | pt_BR |
dc.subject | Sintaxe | pt_BR |
dc.title | A ambiguidade semântica não implica ambiguidade sintática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Um problema para resolver na gramática generativa é explicar por que os meninos são capazes de notar quando uma frase ou expressão é ambígua, mesmo que não tenham recebido ensino explícito para isso. A teoria dos modelos mentais pode dar uma explicação nesse sentido. Essa explicação é baseada na ideia de que as pessoas interpretam as mensagens linguísticas considerando os modelos semânticos correspondentes a elas, e foi proposto que as estruturas sintáticas dessas mensagens podem ser recuperadas tomando esses mesmos modelos em consideração. No entanto, o ponto deste trabalho é que tenta mostrar que a ambiguidade ao nível semântico, isso é, os casos nos que modelos se referindo a fatos diferentes podem ser atribuídos a uma frase, não necessariamente leva a uma ambiguidade ao nível sintático. Como é argumentado, é possível captar modelos descrevendo várias circunstâncias opostas por meio de uma só forma lógica. | pt_BR |
dc.title.en | Semantic ambiguity does not imply syntactic ambiguity | pt_BR |
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