Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51398
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Eveline Andrade | - |
dc.contributor.author | Silveira, Renato Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-23T14:01:33Z | - |
dc.date.available | 2020-04-23T14:01:33Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, R. A. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51398 | - |
dc.description | SILVEIRA, R. A. Educação musical de Morrinhos - CE: levantamento situacional nas escolas da rede pública. 56 f. (Graduação no Curso de Música - Licenciatura) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is an exploratory study in the city of Morrinhos, northern Ceará, where it seeks to survey how the teaching of music is offered in public schools. The general aim is to analyze the conditions of music education offering in the city of Morrinhos-CE. The specific aims are: to investigate the profile of professionals who teach the arts discipline; conduct a survey of the construction of the musical apparatus of the city and research about the infrastructure, in terms of physical space, materials and instruments for musical practice in schools. In order to it, a survey was conducted with data from the Municipal Bureua of Education as well data collected through the conduction of a questionnaire directed to 29 arts' teachers from the 9 schools that offer the final years of elementary school in the city of Morrinhos. It was observed that the teachers do not have any formation in any area of Art and all of them also teach other subjects besides Arts. Most are women (15) graduated in pedagogy (12); with no experience with music (19). Almost all respondents feel the need for continuing education to work with music in school. It is possible to verify that the city is permeated by music, however, it has much to advance, once the music is present superficially in the educational units. Regarding the infrastructure, it was found that in general schools have a good structural condition, but none have exclusive environments for music practice. The partnership with UFC it is a response to the results of this survey. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Disciplina de Artes | pt_BR |
dc.subject | Ensino de música | pt_BR |
dc.subject | Professore de música | pt_BR |
dc.subject | Música na rede pública | pt_BR |
dc.title | Educação musical de Morrinhos - CE: levantamento situacional nas escolas da rede pública. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa é um estudo exploratório no município de Morrinhos, zona norte do Ceará, onde se busca levantar como é ofertado o ensino de música nas escolas da rede pública municipal. Tem como objetivo geral, analisar as condições de oferta do ensino de música no município de Morrinhos-CE e como objetivos específicos: investigar o perfil dos profissionais que ministram a disciplina de Artes; realizar um levantamento da construção do aparato musical do município e pesquisar acerca da infraestrutura, em termos de espaço físico, materiais e instrumentos para a prática musical nas escolas. Para tanto, foi realizado um levantamento junto aos dados da SME, assim como aplicado questionários semiestruturados, direcionados aos 29 professores da disciplina de Artes das 9 escolas que ofertam os anos finais do ensino fundamental. Observou-se que os docentes não têm nenhuma formação em qualquer área da Arte e que todos também ministram outras disciplinas além de Artes. A maioria é composta de mulheres (15) formadas em pedagogia (12); e não possui experiência com música (19). A quase totalidade dos respondentes sentem necessidade de formação continuada para trabalhar com a música na escola. É possível constatar que o município é permeado por música, porém, tem muito que avançar e que a música está presente de maneira superficial nas unidades educacionais. No tocante a infraestrutura, verificou-se que no geral as escolas têm uma boa condição estrutural, mas nenhuma possui ambientes exclusivos para a prática musical. A parceria com a UFC já foi uma resposta aos resultados desta pesquisa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_rasilveira.pdf | SILVEIRA, R. A. Educação musical de Morrinhos - CE: levantamento situacional nas escolas da rede pública. 56 f. (Graduação no Curso de Música - Licenciatura) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019. | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.