Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoscarelli, Carla Viana-
dc.contributor.authorZavam, Aurea Suely-
dc.date.accessioned2020-04-23T11:06:29Z-
dc.date.available2020-04-23T11:06:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationZAVAM, Aurea Suely. Relatório de Estágio de Pós-doutorado: Estudos Linguísticos. 2016. 43 f. – Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Campus UFMG - Pampulha, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - FALE / POSLIN, Belo Horizonte (MG), 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51391-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem da leiturapt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectLeitura em ambientes digitaispt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.titleRelatório de Estágio de Pós-Doutorado: Estudos Linguísticospt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo ingressar como docente na Universidade Federal do Ceará, em 2009, passei a compor a Unidade de Prática de Ensino, que responde pelas disciplinas de estágio no curso de Letras. Ministrando tais disciplinas, tive oportunidade de acompanhar os graduandos nas experiências iniciais com o fazer docente. E nesse exercício, sempre me inquietei com as dificuldades e limitações que os (futuros) professores vivenciavam com as atividades rotineiras próprias do ensino e aprendizagem da língua. Muitas dessas dificuldades e limitações, como sabemos, estão atreladas a diversos fatores: o processo de formação/capacitação do professor; a desconexão entre saber docente e saber discente; algumas crenças (superadas) sobre o ensino de leitura e escrita; a falta de apoio a projetos inovadores; o desempenho (desalentador) do aluno; o pouco investimento em equipamento/estrutura das escolas, sobretudo o necessário para atender as demandas do universo digital; entre outros. Minha inquietação e esse quadro de motivos, que acredito poder ser revertido – não por meio de uma única medida, mas por ações somativas, me fizeram buscar saber mais sobre o ensino e a aprendizagem da língua como forma de intervir nessa situação. Um dos meios que encontrei para a pretensa intervenção foi desenvolver uma pesquisa pós-doutoral que olhasse mais detidamente para o ensino e a aprendizagem da leitura, pois, sempre que uma questão sobre o insucesso da escola é levantada, as respostas desembocam, invariavelmente, no domínio da leitura e da escrita, sobretudo o da primeira, visto como responsável pelo sucesso (ou fracasso) escolar. Movida por essa intenção, procurei o Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, particularmente a profa. Dra. Carla Viana Coscarelli, reconhecida pelas contribuições que vêm dando, ao longo dos anos, ao ensino da leitura, em especial ao que diz respeito à leitura em ambientes digitais. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Relatórios - Pós-doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_relposdoc_aszavam.pdf5,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.