Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51391
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coscarelli, Carla Viana | - |
dc.contributor.author | Zavam, Aurea Suely | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-23T11:06:29Z | - |
dc.date.available | 2020-04-23T11:06:29Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ZAVAM, Aurea Suely. Relatório de Estágio de Pós-doutorado: Estudos Linguísticos. 2016. 43 f. – Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Campus UFMG - Pampulha, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - FALE / POSLIN, Belo Horizonte (MG), 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51391 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem da leitura | pt_BR |
dc.subject | Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.subject | Leitura em ambientes digitais | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.title | Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.type | Relatório | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Ao ingressar como docente na Universidade Federal do Ceará, em 2009, passei a compor a Unidade de Prática de Ensino, que responde pelas disciplinas de estágio no curso de Letras. Ministrando tais disciplinas, tive oportunidade de acompanhar os graduandos nas experiências iniciais com o fazer docente. E nesse exercício, sempre me inquietei com as dificuldades e limitações que os (futuros) professores vivenciavam com as atividades rotineiras próprias do ensino e aprendizagem da língua. Muitas dessas dificuldades e limitações, como sabemos, estão atreladas a diversos fatores: o processo de formação/capacitação do professor; a desconexão entre saber docente e saber discente; algumas crenças (superadas) sobre o ensino de leitura e escrita; a falta de apoio a projetos inovadores; o desempenho (desalentador) do aluno; o pouco investimento em equipamento/estrutura das escolas, sobretudo o necessário para atender as demandas do universo digital; entre outros. Minha inquietação e esse quadro de motivos, que acredito poder ser revertido – não por meio de uma única medida, mas por ações somativas, me fizeram buscar saber mais sobre o ensino e a aprendizagem da língua como forma de intervir nessa situação. Um dos meios que encontrei para a pretensa intervenção foi desenvolver uma pesquisa pós-doutoral que olhasse mais detidamente para o ensino e a aprendizagem da leitura, pois, sempre que uma questão sobre o insucesso da escola é levantada, as respostas desembocam, invariavelmente, no domínio da leitura e da escrita, sobretudo o da primeira, visto como responsável pelo sucesso (ou fracasso) escolar. Movida por essa intenção, procurei o Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, particularmente a profa. Dra. Carla Viana Coscarelli, reconhecida pelas contribuições que vêm dando, ao longo dos anos, ao ensino da leitura, em especial ao que diz respeito à leitura em ambientes digitais. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Relatórios - Pós-doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_relposdoc_aszavam.pdf | 5,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.