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dc.contributor.authorFeldens, Guilherme de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-04-20T15:29:33Z-
dc.date.available2020-04-20T15:29:33Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationFELDENS, Guilherme de Oliveira. A posição original em John Rawls como base para uma sociedade democrática justa. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 3, n. 6, p. 99-108, jul./dez. 2011.pt_BR
dc.identifier.issn19844247-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51356-
dc.description.abstractJohn Rawls’s A Theory of Justice has reoriented western philosophic thought, starting a new period of reflection on justice. Designed so as to offer ‘one’ theory, this work does not present a dogmatic purpose; however, it does propose principles of justice, resulting from a hypothetical original agreement, to constitute what it calls ‘justice as fairness’, characterized by the foundation of the rules of ‘fair’ in the institutions. Through the ‘veil of ignorance’ imposed to men in their ‘original position’, Rawls makes the design of such principles the result of a rational common sense among individuals, trying to achieve a moral ideal that works as an alternative for the utilitarian doctrine and as the basis for a fair democratic society. The paper aims demonstrate that the vehement disagreement used by Rawls’s critics when attacking the argument of original position decreases the importance of his theory.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArgumentos Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectJustiçapt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectPluralismopt_BR
dc.titleA posição original em John Rawls como base para uma sociedade democrática justapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrUma teoria da justiça de John Rawls reorientou o pensamento filosófico ocidental, inaugurando um novo período de reflexões sobre o tema da justiça. Construída com o intuito de oferecer “uma” teoria, a obra não apresenta um objetivo dogmático, propondo princípios de justiça, decorrentes de um acordo original hipotético, para constituir o que ele denomina de “justiça como equidade”, caracterizada pelo embasamento das regras do “justo” nas instituições. Através do “véu de ignorância” imposto aos participantes na “posição original”, Rawls faz com que a elaboração de tais princípios seja fruto de um consenso racional entre os indivíduos, tentando atingir um ideal moral que sirva como alternativa para a doutrina utilitarista e como base para uma sociedade democrática justa. O artigo objetiva demonstrar que a grande discordância e a veemência com a qual os críticos de Rawls atacam o argumento da posição original não diminuem a importância de sua teoria.pt_BR
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