Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Francisco de Freitas-
dc.contributor.authorMello, Patrícia Gomes de-
dc.contributor.authorSousa, Maria Margarete Fernandes de-
dc.date.accessioned2020-04-16T11:08:17Z-
dc.date.available2020-04-16T11:08:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLEITE, Francisco de Freitas; MELLO, Patrícia Gomes de; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. Fundamentos da teoria dialógica na orientação metodológica para o ensino de gramática do português. Revista Signótica, Goiânia (GO), v. 31, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2316-3690-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51314-
dc.description.abstractThis article deals with a didactic experience with a class of the Language and Literature Undergraduate Course at PARFOR, Várzea Alegre, Ceará, in the school year 2017.1, with the objective of testing a theoretical and methodological alternative to teach grammar without being restricted to the language system or to decontextualized structures. The methodology used is oriented from the point of view of the Dialogic Theory and the analysis presented here focuses fundamentally on the singularities of the didactic options of teachers in the use of the theoretical foundation of Dialogism in their classes and the learning effect of their students in relation to the contents ministered.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Signóticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleFundamentos da teoria dialógica na orientação metodológica para o ensino de gramática do portuguêspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo trata de uma experiência didática realizada com uma turma do Curso de Letras, do PARFOR, em Várzea Alegre – Ceará, no período letivo de 2017.1, com o objetivo de testar uma alternativa teórico-metodológica para o ensino de gramática sem se restringir apenas à língua-sistema ou a estruturas descontextualizadas. A metodologia utilizada é orientada pelo ponto de vista da Teoria Dialógica, e a análise aqui apresentada foca, fundamentalmente, as singularidades das opções didáticas dos professores na utilização do alicerce teórico do Dialogismo em suas aulas e o efeito de aprendizado dos seus alunos em relação aos conteúdos ministrados.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo trata de una experiencia didáctica realizada con una clase del Curso de Letras, del PARFOR, en Várzea Alegre, Ceará, en el período lectivo de 2017.1, con el objetivo de probar una alternativa teórico-metodológica de enseñar gramática sin restringirse sólo a la lengua como sistema o las estructuras descontextualizadas. La metodología utilizada es orientada por el punto de vista de la Teoría Dialógica y el análisis aquí presentado enfoca fundamentalmente las singularidades de las opciones didácticas de los profesores en la utilización del cimiento teórico del Dialogismo en sus clases y el efecto de aprendizaje de sus alumnos en relación a los contenidos enseñado.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_ffleitepgmello.pdf400,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.