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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luciene Helena da-
dc.contributor.authorSousa, Maria Margarete Fernandes de-
dc.date.accessioned2020-04-16T11:03:44Z-
dc.date.available2020-04-16T11:03:44Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Luciene Helena da; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina (PR), v. 22, n. 1, p. 159-179, abr. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2237-4876-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51313-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSignum: Estudos da Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectLinguística Textualpt_BR
dc.subjectAnúncio publicitáriopt_BR
dc.titleReferenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem como objetivo analisar a construção do referente “veículo” em anúncios publicitários, propondo uma interface entre Referenciação e Multimodalidade. Para isso, segue a abordagem sociocognitivo-discursiva de Referenciação (cf. CAVALCANTE, 2011, 2012, 2015; Koch, 2004, 2015) e utiliza, como fundamentação sobre a Multimodalidade, a Gramática do design visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006a, 2006b). Analisa, por meio da metafunção composicional, formada pelas subcategorias valor da informação, saliência e framing, a construção referencial em quatro anúncios publicitários de veículos. Diante das análises realizadas, conclui que as categorias saliência e framing ocorrem de forma complementar na construção do referente, tornando-se, de certo modo, redundantes, pois aquilo que é disposto na imagem como elemento desconectado e, portanto, funcionando de forma independente, coincide com aquilo que é evidenciado, posto em posição destacada, na maioria das vezes, centralizado na imagem. Especificamente, quanto ao gênero discursivo analisado, percebe-se que o referente “veículo” é o núcleo da informação visual, confirmado pelo efeito de apagamento sofrido pelos elementos ao fundo. Os resultados obtidos apontam que a composição visual mantém relação direta com a construção do referente.pt_BR
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