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dc.contributor.advisorVásquez, Héctor Andrés Briones-
dc.contributor.authorFerreira, Monique Cardoso-
dc.date.accessioned2020-04-14T18:46:28Z-
dc.date.available2020-04-14T18:46:28Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFERREIRA, Monique Cardoso.Uma atriz, uma travessia: técnica, afeto e cena na criação do espetáculo Poeira, do grupo Ninho de teatro. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51285-
dc.description.abstractThis work is a sharing of experiences from my perception as an actress-researcher within the process of creating the play POEIRA (2016), by Grupo Ninho de Teatro, from Cariri of Ceará. These writings are an attempt to present an uncovering of my creative process, presenting a path that starts from technique and, crossed by affection, in the encounter with this body in a condition of creation, enter the scene. The work is the outcome of the Memórias de Mestres: A Mímeses Corpórea dos Mestres da Tradição Popular do Cariri, which began in 2014, and which was based on the creation, through the theoretical orientation-practical actors-researchers Carlos Simioni and Jesser de Souza , the “corporeal mimesis” developed by LUME Teatro. The writing is structured in a triad - technique, affection and scene -, in which I developed, respectively, the application of “corporeal mimesis” in the creation process, the affective crossings generated in each meeting with Masters, especially with Master Zulene Galdino, who inspires me for this work and, finally, the aesthetic aspects that appear on the scene from the give-and-take between technique and affection. To dialogue with the research, Luís Otávio Burnier (2009), Renato Ferracini (2006), Luiz Antônio Simas and Luiz Rufino (2018), Eduardo Oliveira (2007) and Oswald Barroso (1997 and 2013) are some of the authors who represent the theoretical contribution. All approaches refer to my insight into this investigation, on the premise of understanding my body like yard, settlement and sharing knowledges.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCariript_BR
dc.subjectGrupo Ninhopt_BR
dc.subjectMestres da culturapt_BR
dc.subjectMímeses corpóreapt_BR
dc.subjectTradição popularpt_BR
dc.titleUma atriz, uma travessia: técnica, afeto e cena na criação do espetáculo Poeira, do grupo Ninho de teatro.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é um partilhar de experiências, a partir da minha percepção enquanto atriz-pesquisadora dentro do processo de criação do espetáculo POEIRA (2016), do Grupo Ninho de Teatro, do Cariri cearense. Estes escritos são uma tentativa de apresentar um desnudamento do meu processo de criação, apresentando um caminho que parte da técnica e que, atravessado pelo afeto, no encontro com esse corpo em estado de criação, chega à cena. O trabalho é resultado da pesquisa Memórias de Mestres: A Mímeses Corpórea dos Mestres da Tradição Popular do Cariri, iniciada em 2014, e que teve como base para a criação, por meio da orientação teórico-prática dos atores-pesquisadores Carlos Simioni e Jesser de Souza, a “mímeses corpórea” desenvolvida pelo LUME Teatro. A escrita está estruturada em uma tríade – técnica, afeto e cena –, na qual abordo, respectivamente, a aplicação da “mímeses corpórea” no processo de criação, os atravessamentos afetivos gerados em cada encontro com Mestres e Mestras, em especial com a Mestra Zulene Galdino, que me inspira para este trabalho e, por último, os aspectos estéticos que surgem na cena a partir do encontro entre técnica e afeto. Para dialogar com a pesquisa, Luís Otávio Burnier (2009), Renato Ferracini (2006), Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino (2018), Eduardo Oliveira (2007e Oswald Barroso (1997 e 2013) são alguns dos autores que representam o aporte teórico. Todas as abordagens referem-se à minha percepção dentro dessa investigação, partindo da premissa de compreender meu corpo como terreiro, assentamento e passagem de saberes.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

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