Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51152
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar |
Autor(es): | Vasconcelos, Sandra Maia Farias |
Palavras-chave: | Hospital;Formação de professores;Leis |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | VASCONCELOS, Sandra Maia. Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar. Revista Educação Especial, v. 28, n. 51, jan./abr. 2015. |
Citação: | VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar. Revista Educação Especial, v. 28, n. 51, jan./abr. 2015. |
Resumo: | O serviço hospitalar, antes exclusivo da saúde, hoje comporta propostas educativascada vez mais frequentemente, com pesquisas realizadas por professores deuniversidades. Mas ainda um questionamento se põe: há necessidade de formaçãode professores para trabalhar com pessoas doentes? Quais as estratégias e quandoutilizá-las? Como abordar indivíduos doentes e provocar-lhes interesse emaprender? Como estabelecer um método que respeite desigualdades e valorizepontos em comuns? Partindo dessas reflexões, tivemos como objetivo resgatar ahistória da Classe hospitalar e da formação de professores atuando em ambienteespecial, também aportar conhecimentos acerca do tema, ainda incipiente noBrasil. Nossa pesquisa foi documental, com ênfase na Constituição de 1988 e naLDB, mas também resultante de nossa experiência acadêmica. A prioridade naformação de professores é tornar relevante a escolaridade no hospital, para oindivíduo e sua família. Educaçãohospitalar é prevista em lei, acontece em instituição de saúde, casa de repousoou em residência e é dirigida a indivíduos que sofreram um rompimento na sua escolarização.A finalidade é mostrar ao paciente que ele mantém sua capacidade de aluno, comatividades que acionam suas habilidades. As atividades não negligenciamcritério e sistematização. O professor hospitalar respeita a fragilidade dessesalunos, seus níveis escolares e seu desejo de voltar à escola. Essa sensibilidadepode ser inerente aos professores quando escolhem este trabalho, mas nada osobriga a continuar se uma situação causar-lhes choque. Esta responsabilidadepermite aos professores perceber que a formação docente é sempre presente emsua vida pessoal e profissional. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51152 |
ISSN: | 1984-686x |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_art smfvasconcelos.pdf | 541,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.