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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Sandra Maia Farias-
dc.date.accessioned2020-04-06T12:55:39Z-
dc.date.available2020-04-06T12:55:39Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Sandra Maia Farias. Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar. Revista Educação Especial, v. 28, n. 51, jan./abr. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1984-686x-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51152-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVASCONCELOS, Sandra Maia. Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar. Revista Educação Especial, v. 28, n. 51, jan./abr. 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHospitalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLeispt_BR
dc.titleHistórias de formação de professores para a Classe Hospitalarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO serviço hospitalar, antes exclusivo da saúde, hoje comporta propostas educativascada vez mais frequentemente, com pesquisas realizadas por professores deuniversidades. Mas ainda um questionamento se põe: há necessidade de formaçãode professores para trabalhar com pessoas doentes? Quais as estratégias e quandoutilizá-las? Como abordar indivíduos doentes e provocar-lhes interesse emaprender? Como estabelecer um método que respeite desigualdades e valorizepontos em comuns? Partindo dessas reflexões, tivemos como objetivo resgatar ahistória da Classe hospitalar e da formação de professores atuando em ambienteespecial, também aportar conhecimentos acerca do tema, ainda incipiente noBrasil. Nossa pesquisa foi documental, com ênfase na Constituição de 1988 e naLDB, mas também resultante de nossa experiência acadêmica. A prioridade naformação de professores é tornar relevante a escolaridade no hospital, para oindivíduo e sua família. Educaçãohospitalar é prevista em lei, acontece em instituição de saúde, casa de repousoou em residência e é dirigida a indivíduos que sofreram um rompimento na sua escolarização.A finalidade é mostrar ao paciente que ele mantém sua capacidade de aluno, comatividades que acionam suas habilidades. As atividades não negligenciamcritério e sistematização. O professor hospitalar respeita a fragilidade dessesalunos, seus níveis escolares e seu desejo de voltar à escola. Essa sensibilidadepode ser inerente aos professores quando escolhem este trabalho, mas nada osobriga a continuar se uma situação causar-lhes choque. Esta responsabilidadepermite aos professores perceber que a formação docente é sempre presente emsua vida pessoal e profissional.pt_BR
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