Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51152
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar
Autor : Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Palabras clave : Hospital;Formação de professores;Leis
Fecha de publicación : 2015
Editorial : VASCONCELOS, Sandra Maia. Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar. Revista Educação Especial, v. 28, n. 51, jan./abr. 2015.
Citación : VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar. Revista Educação Especial, v. 28, n. 51, jan./abr. 2015.
Resumen en portugués brasileño: O serviço hospitalar, antes exclusivo da saúde, hoje comporta propostas educativascada vez mais frequentemente, com pesquisas realizadas por professores deuniversidades. Mas ainda um questionamento se põe: há necessidade de formaçãode professores para trabalhar com pessoas doentes? Quais as estratégias e quandoutilizá-las? Como abordar indivíduos doentes e provocar-lhes interesse emaprender? Como estabelecer um método que respeite desigualdades e valorizepontos em comuns? Partindo dessas reflexões, tivemos como objetivo resgatar ahistória da Classe hospitalar e da formação de professores atuando em ambienteespecial, também aportar conhecimentos acerca do tema, ainda incipiente noBrasil. Nossa pesquisa foi documental, com ênfase na Constituição de 1988 e naLDB, mas também resultante de nossa experiência acadêmica. A prioridade naformação de professores é tornar relevante a escolaridade no hospital, para oindivíduo e sua família. Educaçãohospitalar é prevista em lei, acontece em instituição de saúde, casa de repousoou em residência e é dirigida a indivíduos que sofreram um rompimento na sua escolarização.A finalidade é mostrar ao paciente que ele mantém sua capacidade de aluno, comatividades que acionam suas habilidades. As atividades não negligenciamcritério e sistematização. O professor hospitalar respeita a fragilidade dessesalunos, seus níveis escolares e seu desejo de voltar à escola. Essa sensibilidadepode ser inerente aos professores quando escolhem este trabalho, mas nada osobriga a continuar se uma situação causar-lhes choque. Esta responsabilidadepermite aos professores perceber que a formação docente é sempre presente emsua vida pessoal e profissional.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51152
ISSN : 1984-686x
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_art smfvasconcelos.pdf541,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.