Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51147
Tipo: Relatório
Título: Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: Letramento acadêmico e a interface com a formação inicial do professor de línguas
Autor(es): Parahyba, Fatiha Dechicha
Orientador: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Linguística Aplicada;Letramento acadêmico;Ensino de língua estrangeira
Data do documento: 2018
Citação: PARAHYBA, Fatiha Dechicha. Relatório de Estágio de Pós-doutorado: Letramento acadêmico e a interface com a formação inicial do professor de línguas. 2018. 32 f. – Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Apresento neste relatório as atividades desenvolvidas por mim durante o estágio de pós-doutorado no Departamento de Letras Vernáculas - Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, sob a supervisão da Professora Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin. O projeto foi avaliado por uma comissão composta por três professores do Programa de Pós-Graduação em Linguística, de acordo com os critérios estabelecidos dentro da linha de pesquisa Linguística Aplicada e segundo o Edital nº 03/2017/PPGL, de Seleção de bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES cujo objetivo era selecionar um pesquisador para o estágio Pós-Doutoral. A apresentação do projeto de pesquisa foi realizada em junho de 2018 e dentre os seis projetos apresentados, o meu projeto de pesquisa foi selecionado. Ele fazia parte de um projeto maior intitulado "Formação de professores, ensino e aprendizagem de línguas". Muito embora o programa tivesse previsto o início do estágio em 1º de agosto e o término em 31 de julho de 2018, tive que interromper minhas atividades em função de uma licença médica que durou quatro meses. Dessa maneira, as atividades foram desenvolvidas entre 1º de agosto de 2017 a 01 de junho de 2018, com um intervalo de 4 meses. Retomei as atividades no período entre 30/09/2018 e 28/11/2018. Apresento este relatório em cinco sessões. Nas duas primeiras (1 e 2), são apresentados os dados do projeto de pesquisa, dados da pós-doutoranda e da supervisora do estágio. A seção 3 trata das atividades desenvolvidas durante o estágio: geração de dados, participação em eventos, docência, reunião de grupos de pesquisa, e participação em bancas de Mestrado e de Doutorado. Na seção 4, apresento uma versão resumida do projeto submetido à UFC na ocasião da minha inscrição na seleção de bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES-Edital nº03/2017/PPGL, bem como do trabalho desenvolvido durante estágio de pós-doutorado. Na mesma seção, faço um relato das produções para periódicos, além da participação em mesas redondas, simpósios, e apresentação de trabalhos em eventos diversos. O último ponto discorre sobre a contribuição da pesquisa com vistas a repensar e propor a reformulação das ementas dos cursos de letras-línguas estrangeiras da Universidade Federal de Pernambuco.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51147
Aparece nas coleções:PPGL - Relatórios - Pós-doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_relposdoc_fdparahyba.pdf4,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.