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dc.contributor.authorReinaldo, Gabriela Frota-
dc.contributor.authorCarmo, Isabel Paz Sales Ximenes-
dc.date.accessioned2020-04-03T11:31:37Z-
dc.date.available2020-04-03T11:31:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationREINALDO, Gabriela Frota; CARMO,Isabel Paz Sales Ximenes Carmo. Faces do rosto: máscara e identidade em Les Yeux Sans Visage, de Georges Franju. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 25. 7 - 10 de jun. 2016. Goiania (GO). Anais... UFRGS. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2236-4285-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51112-
dc.description.abstractThe face is the main part of the body through which we interact with others and the environment (COURTINE & HAROCHE, 1995). This article approaches the absence of the face in a particular instance and how, in its absence, various potential meanings unfold. From the analysis of the film Eyes without a face (Les Yeux Sans Visage, 1960), by Georges Franju, we intend to put forth a series of interpretations of what the phenomenon of facelessness could be, supported by three categories: face, mask and identity. These concepts are discussed in the works of authors such as Le Breton, Belting, Agamben, Deleuze and Guattari, each dealing with the face from different perspectives, as a means of communication and ambivalence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFGOpt_BR
dc.subjectRostopt_BR
dc.subjectMáscarapt_BR
dc.titleFaces do rosto: máscara e identidade em Les Yeux Sans Visage, de Georges Franjupt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO rosto é a principal parte do corpo pela qual interagimos com o ambiente e com os outros que nos rodeiam (COURTINE E HAROCHE, 1995). Este artigo aborda justamente a ausência de um rosto em uma instância particular e como, nessa ausência, desdobram-se várias potências de sentido. A partir da análise do filme Os Olhos Sem Rosto (Les Yeux Sans Visage, 1960), filme realizado pelo francês Georges Franju, pretendemos desenvolver interpretações do que seria o fenômeno do sem rosto, apoiadas nas categorias de rosto, máscara e identidade. Tais conceitos são discutidos por autores como Le Breton, Belting, Agamben, Deleuze e Guattari, os quais, a partir de diferentes perspectivas, pensam o rosto como lugar de comunicação e ambivalência.pt_BR
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