Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReinaldo, Gabriela Frota-
dc.date.accessioned2020-04-02T18:55:41Z-
dc.date.available2020-04-02T18:55:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationREINALDO, Gabriela Frota. Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância – sobre retrato, biografia e confissões. Animus. v.15. n.29. p. 47-68. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2175-4977-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51103-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAnimuspt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectRetratopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.titleContar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa imortância – sobre retrato, biografia e confissõespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrSegundo Iuri Lotman, o retrato é o mais filosófico dos gêneros pictóricos. O que fundamenta sua tese? Quanto mais aparentemente simples uma imagem, diz ele, mais complexas são as leituras que podemos tecer sobre elas. Nesse ensaio, nosso intuito é, partindo dos estudos de pesquisadores da imagem e do retrato, como Iuri Lotman e de Hans Belting, e da biografia, como P. Bourdieu, Giovanni Levi e outros, discutir a parelha palavra e imagem de modo a discorrer sobre as analogias entre o retrato e as narrativas de vida, biográficas ou confessionais. Além de unidos pelos vínculos problemáticos da mimese e da iconicidade sígnica, o retrato e a biografia fundamentam e constituem a noção de sujeito que surge com a Modernidade.pt_BR
dc.title.enReport in a followed, basting in line, is just for the things of shallow importance - on portrait, biography and confessionspt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_gfreinaldo3.pdf903,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.