Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51095
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReinaldo, Gabriela Frota-
dc.date.accessioned2020-04-02T16:44:54Z-
dc.date.available2020-04-02T16:44:54Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationREINALDO, Gabriela Frota. Imagem e palavra: retrato e biografia na constituição do sujeito. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 20. 14 - 17 de jun. 2011. Porto Alegre (RS). Anais... UFRGS. 2011pt_BR
dc.identifier.issn2236-4285-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51095-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFRGSpt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectRetratopt_BR
dc.subjectMímesept_BR
dc.titleImagem e palavra: retrato e biografia na constituição do sujeitopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrSegundo Iuri Lotman, o retrato é o mais filosófico dos gêneros pictóricos. O que fundamenta a tese de Lotman? Quanto mais aparentemente simples uma imagem, diz ele, mais complexas são as leituras que podemos tecer sobre elas. Nesse ensaio, nosso intuito é, partindo dos estudos de pesquisadores da imagem e do retrato, como Iuri Lotman e de Hans Belting, e da biografia, como P. Bourdieu, Giovanni Levi e outros, discutir a parelha palavra e imagem de modo a discorrer sobre as analogias entre o retrato e as narrativas de vida. Além de unidos pelos vínculos problemáticos da mimese e da iconicidade sígnica, o retrato e a biografia fundamentam e constituem a noção de sujeito que surge com a Modernidade. Sujeito que depende das representações e dos papéis que se lhe atribui. Com as revoluções nas tecnologias de comunicação e com as mudanças nos paradigmas das ciências, a imagem e a palavra se modificam e seus usos e sentidos são redimensionados.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_gfreinaldo.pdf808,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.