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Type: Artigo de Periódico
Title: Rosto na mídia e rosto como mídia: as contribuições de Hans Belting para o estudo do rosto
Title in English: Face in the media and face as media: Hans Belting’s contributions to the face study
Authors: Reinaldo, Gabriela Frota
Keywords: Mídias;Imagem;Rosto
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Famecos
Citation: REINALDO, Gabriela Frota. Rosto na mídia e rosto como mídia: as contribuições de Hans Belting para o estudo do rosto. Revista Famecos Mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 26, n, 2, maio/ago. 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Em 2013, o historiador da arte e estudioso da imagem Hans Belting publica Faces. Eine Geschichte des Gesichts, que pode ser compreendido como Faces – uma história do rosto. As pesquisas sobre o rosto, no entanto, já estavam presentes em outras obras, como Bild und Kult. Eine Geschichte des Bildes vor dem Zeitalter der Kunst (Imagem e culto: uma história das imagens antes da era da arte), de 1990; BildAnthropologie (traduzido para o português como Antropologia da imagem), de 2001, e Das echte Bild. Bildfragen als Glaubensfragen (A Verdadeira Imagem, na edição portuguesa da editora Dafne), de 2005. O rosto é uma das imagens mais significativas e onipresentes, quer do ponto de vista mercadológico, estético, político ou religioso (BELTING, 2015; AGAMBEM, 1996; DARWIN, 2014; COURTINE; HAROCHE, 2007) e mobiliza saberes que vão da Biologia à Psicanálise, passando pelas Ciências Políticas e Arte, mas com pouca, ainda, atenção da Comunicação Social. Este artigo reflete sobre o legado de Hans Belting para o estudo do rosto “na” mídia e do rosto “como” mídia.
Abstract: In 2013, the art historian and scholar Hans Belting publishes Faces. Eine Geschichte des Gesichts, translated into English as Face and Mask: a double history. However, research on the face were already present in other of his works, such as Bild und Kult. Eine Geschichte des Bildes vor dem Zeitalter der Kunst (Likeness and presence – a History of the image before the Era of Art), 1990; Bild-Anthropologie. (An Anthropology of Images: picture, medium, body), 2001, and Das echte Bild. Bildfragen als Glaubensfragen, 2005. The face is one of the most significant and ubiquitous images, whether from the marketing, aesthetic, political or religious point of view (BELTING, 2015; AGAMBEM, 1996; DARWIN, 2014; COURTINE; HAROCHE, 2007) and mobilizes knowledge ranging from biology to psychoanalysis, through political science and art, but still without much attention from communication science. This article reflects on the legacy of Hans Belting for the study of the face in the media and the face as a media
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51052
ISSN: 1980-3729
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