Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51037
Tipo: Tese
Título: Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior
Autor(es): Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Santos, Paula Perin dos
Palavras-chave: Graduação;Escrita;Letras
Data do documento: 2019
Citação: VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior. In: MORETTO, Milena; WITTKE, Cleide. (orgs.). Reflexões sobre a produção escrita no contexto escolar. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 92-103.
Resumo: Escrever não é apenas um exercício de alinhar frases, é muito mais um exercício de criação. Não somente de criação de texto, mas também de criação de um escritor. Este estudo trata sobre uma experiência de ensino da escrita realizada na Universidade Federal do Ceará, após a criação da disciplina Biografismos: Pesquisa e Formação, desde o segundo semestre de 2015, ofertada semestralmente para alunos de graduação, no curso de Letras, em caráter opcional, e aberta a todos os alunos da universidade. É uma disciplina de 4 créditos, contabilizando 64 horas/aula, ministrada em dois encontros de dois créditos por semana, ou seja, 32 encontros semestrais. O objetivo da disciplina é estimular no aluno graduando de Letras – ou de outros cursos – a habilidade da escrita pessoal, embora também esteja prevista e seja feita uma ligação com a escrita acadêmica, notadamente o relatório de estágio e o memorial acadêmico. Tendo como foco a escrita narrativo-biográfica, esta disciplina tem atraído alunos dos diversos semestres dos diferentes cursos dessa universidade, e que têm vontade e necessidade de desenvolver sua escrita. Acreditamos que o processo de escrita se faz de maneira mais natural, e desse modo mais fiel às correções e coerções de escrita, logo que o processo se faz atrelado ao prazer de escrever.[ ..[
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51037
ISBN: 978-85-462-1599-7
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_smvasconcelos.pdf490,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.