Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51022
Tipo: Artigo de Evento
Título: Quebrando a costela epistemológica de Adão: uma revisão bibliográfica queer de estudos sobre as obras audiovisuais e a performance de Linn da Quebrada
Autor(es): Dias, Ed Ney Borges
Reinaldo, Gabriela Frota
Palavras-chave: Gênero;Quebrada, Linn;Televisão - Música
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Realize Eventos Científicos & Editora
Citação: DIAS, Ed Ney Borges; REINALDO, Gabriela Frota. Quebrando a costela epistemológica de Adão: uma revisão bibliográfica queer de estudos sobre as obras audiovisuais e a performance de Linn da Quebrada. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO, 4, 13-15 nov. 2019. Recife (PE), Anais... Realize Eventos Científicos & Editora. 2019.
Resumo: Este artigo se constitui uma revisão bibliográfica de estudos de Pós-Graduação, publicados nos últimos três anos (2017-2019), acerca das obras audiovisuais e da performance da artista contemporânea brasileira Linn da Quebrada. A revisão faz parte do substrato de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento no PPGCOM/UFC, a qual se propõe investigar o uso do videoclipe por Linn da Quebrada, autodenominada como "bixa travesty" negra, na produção de imagens-sons transenviadescidos em contra-ataque à cisheteronormatividade branca. Para a contextualização dos trabalhos, é feito um diálogo com a Crítica Queer of Color e discussões sobre o hibridismo do vídeo e do videoclipe. O objetivo do artigo é traçar rotas metodológicas de fuga das costelas de uma epistemologia de matriz heterossexual branca. Ao se traçar uma “radiografia cartográfica” dos trabalhos acadêmicos sobre as produções artísticas e a performance de Linn da Quebrada, é possível perceber uma concentração considerável de estudos na área de Comunicação. A partir desse dado, pode-se tatear rachaduras epistemológicas dissidentes de uma Comunicação queer brasileira, que intersecciona gênero, sexualidade e raça no estudo sobre vídeo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51022
ISSN: 2447-2190
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_enbdias.pdf171,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.