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metadata.dc.type: TCC
Title in Portuguese: Notas e reflexões sobre nossos desejos de dança: O que nos move hoje?
Author: Façanha, Mônica Cardoso
Advisor(s): Silva, Marise Leo Pestana Da
Co-advisor(s): Cavalcante, Caroline Maria Holanda
Issue Date: 2018
Keywords: Dança
Evasão escolar
Políticas educacionais
Citation: FAÇANHA, Mônica Cardoso. Notas e reflexões sobre nossos desejos de dança: o que nos move hoje?. 2018. 58 f. TCC (Graduação em Dança - Bacharelado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: A evasão e a qualidade do ensino-aprendizagem tem sido uma preocupação para o ensino superior no Brasil, visto a responsabilidade com a formação dos profissionais, com os recursos aplicados e com as expectativas sociais e individuais sobre os graduados de cada curso.As graduações em Dança da universidade Federal do Ceará se iniciaram em 2011 e causou incomodo a impressão de que os alunos iam “desaparecendo” do curso a cada semestre. Este estudo teve como objetivos verificar se a sensação de evasão do curso era real, identificar as barreiras enfrentadas pelos que se mantiveram e experimentar no corpo estas sensações. Foi feito levantamento de dados nos registros da Universidade Federal do Ceará, roda de conversa e entrevistas com alunos, aplicado questionário por meio do Google Forms e proposto um projeto experimental que teve como roteiro os sentimentos da autora e os recortes de conversas, entrevistas e vivências ao longo do curso. A taxa de sucesso dos cursos de Dança está muito inferior a taxa geral da UFC. O perfil do aluno dos Cursos de Dança que respondeu o questionário foi ser do sexo feminino, solteiro, residente em Fortaleza, com uma média de um a dois irmãos, sem filhos, dependente economicamente da família, cujo chefe tem escolaridade igual ou maior que o segundo grau completo, admitido no curso de pelo SISU regular, que tem apoio familiar, e praticava dança antes de iniciar na graduação apenas por diversão ou dançava em grupos, voluntariamente. Dificuldades com a família, com o fato de o Curso ser em tempo integral, com a restrição orçamentária, insuficiência de bolsas e a insegurança sobre a sustentabilidade financeira do graduado foram citadas. O amor pela dança, o bem-estar ea liberdade que proporciona fazem da dança um objetivo e um modo de vida e mantêm os alunos nos cursos. Ainda é precoce uma comparação dos demais cursos da UFC com os de Dança por estes serem muito recentes, no entanto, as dificuldades dos alunos precisam ser consideradas e, dentro do possível, minimizadas, pois gostariam de ter a Dança como sua atividade profissional depois de graduados. O projeto experimental colocou a autora nesse lugar de aluna que enfrenta barreiras para permanecer no curso, preocupa-se em como vai utilizar esse conhecimento depois da graduação e se colocou na situação de dançar essas sensações que a afetaram poderia ser a última oportunidade de dançá-las.
Abstract: Evasion and quality of teaching learning has been a concern for higher education in Brazil, given the responsibility with the training of professionals, with the resources applied and with the social and individual expectations about the graduates of each course. Graduation courses in Dance in Federal University of Ceará began in 2011 and, since then, the impression was that many students were"disappearing" of the course every semester. This study aims to verify if students’ dropout was real, which the barriers are faced by those who remained and to experience in the body these sensations. Data collection was done in the records of the Federal University of Ceará, focal group and interviews with students, a questionnaire application through Google Forms and an experimental project proposed to experience the author’s and her colleagues’ feelings through her body’s movements. The success rate of Dance courses is much lower than the overall UFC rate. The student profile of the Dance Courses that answered the questionnaire was female, single, living in Fortaleza, with an one to two siblings, without children, economically dependent of the family, whose head has education equal to or greater than high school graduate, admitted to the regular SISU course, who has family support, and practiced dancing before starting graduation just for fun or dancing in groups, voluntarily. Difficulties with the family support, with the fact that the Course is full time, the students’ financial restriction, insufficiency number of scholarships and uncertainty about financial sustainability of graduated were the most cited. Love for dance, well-being and the freedom it provides make dance a goal and a way of life and keep the students in the courses. It is still precocious a comparison of other courses of the UFC with those of Dance because these are very recent, however, the difficulties of the students need to be considered and, as far as possible, because they would like to have the Dance as their professional activity after graduation. The experimental project took the author to this place of student who faces barriers to stay in the course, dancing those sensations that affectedher and made her think that this could be the last opportunity to dance them.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51021
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