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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51020
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dias, Ed Ney Borges | - |
dc.contributor.author | Frota, Gabriela Frota | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-31T11:27:12Z | - |
dc.date.available | 2020-03-31T11:27:12Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Ed Ney Borges; REINALDO, Gabriela Frota. Amor fronteiriço: a estética-política queer de Linn da Quebrada no videoclipe mEnorme (2018). Movimento, n. 14, mar., 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-754X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51020 | - |
dc.description.abstract | This paper proposes to tie up reflective thoughts on the queer aesthetics of the music video mEnorme (2018), by Linn da Quebrada, a Brazilian multimedia artist. The works of Linn da Quebrada, at the time self- constitute an audiovisual weapon against cisheteronormativity, based on a political aesthetic categorized by herself as "gender terrorist". In mEnorme, the Cistem the cissexist system (VERGUEIRO, 2015) heteronormative is tensioned by a racialized border body that speaks about love, a feeling socially denied to transgender Black people. The goal of this paper is to investigate, through a media analysis of the music video (SOARES, 2009), how the artist's gender terrorism approaches the erotic theme in mEnorme. In order to develop this study, the theoretical concepts are boundary, by Iuri Lotman; abjection, by Judith Butler; Black subject silencing, by Grada Kilomba; and the healing power of love for Black women, by bell hooks. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Movimento | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade | pt_BR |
dc.subject | Gênero - Relação | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.title | Amor fronteiriço: a estética-política queer de Linn da Quebrada no videoclipe mEnorme (2018) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho propõe tramar amarrações reflexivas sobre a estética queer do videoclipe mEnorme (2018), de Linn da Quebrada, artista brasileira multimidiática. As obras de Linn da Quebrada, na época hoje travesti , constituem uma arma audiovisual contra a cis-heteronormatividade, a partir de uma estéticamEnorme, o Cistema o sistema cissexista (VERGUEIRO, 2015) heteronormativo é tensionado por um corpo fronteiriço racializado que fala de amor, sentimento socialmente negado a pessoas transgêneras negras. O objetivo deste artigo é investigar, por meio de uma análise midiática do videoclipe (SOARES, 2009), como o terrorismo de gênero da artista aborda a temática erótica em mEnorme. Para trançar tal estudo, constituem-se enquanto cordas teóricas os conceitos de fronteira, de Iuri Lotman; de abjeção, de Judith Butler; de silenciamento do sujeito negro, de Grada Kilomba; e de poder de cura do amor para mulheres negras, de bell hooks. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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