Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51014
Tipo: TCC
Título: Organização curricular da educação infantil
Autor(es): Souza, Arlenilda Barbosa de
Palavras-chave: Psicopedagogia;Educação infantil;Práticas pedagógicas;Formação de professores;Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Data do documento: 2005
Citação: SOUZA, Arlenilda Barbosa de. Organização curricular da educação infantil. 2005. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
Resumo: O presente trabalho objetiva discutir a importância dos objetivos e práticas da educação infantil para a inclusão de crianças na sociedade. Os objetivos específicos, por sua vez, consistem nos seguintes: apresentar a história da educação infantil; o histórico da educação brasileira e as bases legais da educação infantil; apresentar a regulamentação da educação infantil na nova LDB; analisar as teorias de Freinet, Pestalozzi, Montessori, Piaget e Vygotsky com relação aos instrumentos facilitadores do aprendizado na educação infantil; explorar objetivos, práticas e capacitação profissional na educação infantil. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, objetivando o estabelecimento do referencial teórico e dos conceitos relativos ao tema em estudo. Foi abordado também, as mudanças e transformações ocorridas no segmento da educação infantil, no Brasil, através de dados coletados em trabalhos de pesquisa já elaborados, como também em bibliografias que tragam algum tipo de comparação acerca do assunto, onde possamos identificar a ocorrência algum tipo de alteração no setor. Em um segundo momento será realizado uma pesquisa de campo que objetiva investigar a evolução da educação infantil da idade média aos dias atuais, considerando, no caso brasileiro, o domínio da nova LDB. Conclui-se que é necessário a mobilização frente às discussões sobre a reorganização institucional e legal da educação de crianças de zero a seis anos. O campo educacional aponta para uma nova concepção da infância e para a exigência de uma formação geral e cultural continuada dos professores para a educação infantil, instaurando e fortalecendo os processos de mudança na perspectiva de um profissional pedagogo, especialista nas questões da educação infantil, um cientista da educação e pesquisador da prática educativa, como resposta aos desafios que a criança solicita em seu desenvolvimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51014
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_absouza.pdf31,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.