Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51008
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAgrello, Marisa Pascarelli-
dc.contributor.authorRibeiro, Carla Renata Nunes-
dc.date.accessioned2020-03-31T03:05:03Z-
dc.date.available2020-03-31T03:05:03Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Carla Renata Nunes. Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem. 2005. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51008-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectAnamnesept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleAbordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs distúrbios de aprendizagem e déficit de aprendizagem são utilizados para identificar um grau de dificuldade maior em relação à capacidade de aprender, porém, na sua origem essas dificuldades podem estar relacionadas às dificuldades no processo de ensino, isto é, metodologias inadequadas, denominadas dificuldades de ordem reativa. Há que se cuidar para que o estilo de aprendizagem do aluno não seja decodificado como um distúrbio de aprendizagem. O aluno que se relaciona com o conhecimento e o saber, implica considerar tanto os aspectos cognitivos como a subjetividade. Uma abordagem dinâmica da Psicopedagogia busca compreender as questões do sujeito da aprendizagem com o conhecimento e o saber. Esta visão permite analisar e compreender as dificuldades não apenas pelas caracterizações dos distúrbios de aprendizagem, mas a partir do estilo próprio do aluno que, em parte, pode explicar o modo de se relacionar com os conteúdos que são requeridos na aprendizagem escolar. A psicopedagogia hospitalar vem ocupando, pouco a pouco, um lugar importante dentro das instituições hospitalares, colaborando para o restabelecimento de pacientes, é o acompanhamento escolar de uma criança internada através do contato com a escola onde a criança estuda, geralmente o trabalho da psicopedagogia hospitalar é desenvolvido através de recursos lúdicos como: brinquedos, biblioteca itinerante e atendimento clínico.pt_BR
Appears in Collections:EPP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_tcc_crnribeiro.pdf27,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.