Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51007
Tipo: Dissertação
Título: Análise de sistema mimo-noma cooperativo com seleção de antena e retransmissão df
Título em inglês: Analysis of the cooperative mimo-noma system with selection of antenna and df retransmission
Autor(es): Lima, Joab Costa Rodrigues
Orientador: Costa, Daniel Benevides da
Palavras-chave: Acesso múltiplo não-ortogonal;Cancelamento sucessivo de interferência;Codificação por superposição;Cooperação
Data do documento: Fev-2020
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LIMA, J. C. R. Análise de sistema mimo-noma cooperativo com seleção de antena e retransmissão df. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020.
Resumo: Alguns dos principais desafios enfrentados pelas redes móveis de futura geração é a melhoria da eficiência espectral e conectividade massiva, exigidos pela crescente demanda de internet móvel e internet das coisas (IoT). Esses requisitos são difíceis de serem atendidos com os esquemas convencionais de acesso múltiplo ortogonal. O acesso múltiplo não ortogonal (NOMA) surgiu como um esquema de acesso múltiplo promissor para melhorar ainda mais a eficiência no uso do espectro, acomodando mais usuários por meio da alocação de recursos não ortogonais. Nesta dissertação, é apresentada uma pesquisa abrangente sobre as principais teorias do NOMA para as futuras gerações de redes móveis. Além disso, é realizada uma análise do desempenho de um sistema NOMA cooperativo com múltiplas antenas para a transmissão e recepção das informações. Em particular, uma estação base utiliza a técnica de codificação por superposição para se comunicar simultaneamente com um par de usuários através da ajuda de um relay do tipo decodifica-e-encaminha. O esquema de seleção de antena transmissora e a técnica de combinação por seleção são empregadas na estação base e nos usuários, respectivamente. Expressões em forma fechada para a probabilidade de outage são obtidas e, através delas, uma análise assintótica é realizada. Simulações numéricas são apresentadas com o intuito de investigar o efeito do número de antenas, coeficientes de alocação de potência, bem como a distância entre os terminais e a análise da taxa de dados no desempenho sistêmico, para validar os resultados analíticos. Uma rede NOMA inspirada em rádio cognitivo também é estudada, em que a QoS do usuário com piores condições de canal é garantida. A probabilidade de outage do usuário secundário é avaliada e resultados de simulação são realizados para corroborar com as análises teóricas. Os resultados demonstram a superioridade do NOMA em relação aos diferentes cenários propostos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51007
Aparece nas coleções:PPGEEC - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_jcrl.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.