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dc.contributor.authorSantos, José Alcides Figueiredo-
dc.date.accessioned2020-03-30T10:13:20Z-
dc.date.available2020-03-30T10:13:20Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, José Alcides Figueiredo. Origem de classe e chances de vida no Brasil. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 1, p. 249-290, mar./jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620 (eletrônico)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50995-
dc.description.abstractThe paper investigates the relationships between class origins and life chances in Brazil with PNAD 2014 social mobility data. The effects of the origin were estimated as predicted averages and proportional differences in income with a Generalized Linear Model. The magnitude and the evolution between the cohorts of the total and direct effects on income of the privileged origin question the equalizing role of education. The origin in the social top both boosts the income of those who have higher education and protects those who fail in school. The returns of upper and middle schooling are falling among the cohorts. This fall affects who originates in the social base, but not in the social top. Greater original inequality seems to favor the advantage of origin. The lower present-day income inequality, however, did not have reduced the advantage of origin between the first and last cohort.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClasse socialpt_BR
dc.subjectMobilidade socialpt_BR
dc.subjectRenda - Distribuiçãopt_BR
dc.subjectOrigem socialpt_BR
dc.titleOrigem de classe e chances de vida no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho investiga as relações entre origem de classe e chances de vida no Brasil com os dados de mobilidade social da PNAD 2014. Os efeitos da origem foram estimados sob a forma de médias preditas e diferenças proporcionais na renda com um Modelo Linear Generalizado. A magnitude e a evolução entre as coortes dos efeitos totais e diretos da origem privilegiada na renda colocam em questão o papel equalizador da educação. A origem no topo social, tanto impulsiona a renda de quem tem escolaridade superior, quanto protege quem fracassa na escola. Os retornos da escolaridade superior e média estão caindo entre as coortes. Esta queda afeta quem tem origem na base social, porém não no topo social. Maior desigualdade originária parece favorecer a vantagem de origem. A menor desigualdade de renda atual, no entanto, não reduziu a vantagem de origem entre a primeira e a última coorte.pt_BR
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