Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Alexandra Maria de-
dc.contributor.authorGoes, Felipe Matheus Santos-
dc.contributor.authorFerreira, Karen Monaliza Lemos-
dc.date.accessioned2020-03-27T13:15:11Z-
dc.date.available2020-03-27T13:15:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGOES, Felipe Matheus Santos; FERREIRA, Karen Monaliza Lemos. Residência pedagógica na EMTI Joaquim Francisco de Sousa Filho: análise da aplicação da eletiva Geografia e Literatura. 2019. 38 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50959-
dc.description.abstractThe creation of methodologies in geography teaching has been essential to escape from traditional education. For this, it is important to adopt methods that estimulate the learning process, turning it into a pleasurable and accessible practice. The use of literature appears as a way of explaining geography phenomena and also estimulate the students’ interests about reading. This research aims to explore the use of the book ‘O Quinze’, by Rachel de Queiroz, in geography teaching in an elementary class of the school EMTI Joaquim Francisco de Sousa Filho. The methodology proceeded through the bibliographic survey and a systematic monitoring of the class by the creation of the elective course Geography and Literature. In its program, it was executed a range of activities related to the novel, focused on the discipline tutoring and providing the consolidation of results, showing the efficient use of the book in teaching geography, particularly, that one referred to a geography applied to brazilian northeastern backwoods.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia e Literaturapt_BR
dc.subjectO Quinzept_BR
dc.titleResidência pedagógica na EMTI Joaquim Francisco de Sousa Filho: análise da aplicação da eletiva Geografia e Literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA criação de metodologias do Ensino de Geografia se torna essencial na fuga do ensino tradicional. Para isso, se faz importante a adoção de métodos que estimulem o aprendizado, tornando-o prazeroso e acessível. A utilização da Literatura mostra-se como meio para explicar fenômenos da geografia, assim como, estimular o interesse pela leitura nos estudantes. O presente trabalho se propõe a explorar o uso do livro O Quinze de Rachel de Queiroz no ensino de Geografia, em uma turma do ensino fundamental, na EMTI Joaquim Francisco de Sousa Filho. O percurso metodológico se deu através do levantamento bibliográfico e do acompanhamento sistemático com a turma, por meio da criação da disciplina eletiva Geografia e Literatura. Nela, foram realizadas diferentes atividades relacionadas à obra, voltando-a para o ensino da disciplina e possibilitando o fortalecimento dos resultados, mostrando a eficiência da utilização do livro no ensino de geografia, em especial, aquele referente a uma geografia focada no sertão nordestino.pt_BR
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_fmsgoes_kmlferreira.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.