Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50873
Tipo: TCC
Título: O design de mobiliário como fator de contribuição para pedagogias participativas na educação infantil
Autor(es): Brito, Mariana de Almeida
Orientador: Rodrigues, Lia Alcântara
Palavras-chave: Design de Mobiliário;Mobiliário infantil;Pedagogias participativas
Data do documento: 2019
Citação: BRITO, M. A. O design de mobiliário como fator de contribuição para pedagogias participativas na educação infantil. 2019. 97 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O ensino é uma atividade fundamental no desenvolvimento e educação das crianças e seu desempenho está diretamente relacionado com o ambiente em que a atividade ocorre. O início da vida escolar ocorre na Educação Infantil, e tem como finalidade o desenvolvimento da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade. É na sala de aula e no ambiente escolar que os alunos passam grande parte do seu tempo, assim, é necessário que a sua relação com a escola e os sentimentos vivenciados em função da interação que ocorre neste espaço seja positiva para as crianças. Esta pesquisa abrange áreas da psicologia, pedagogia e design, para reconhecer características do mobiliário escolar brasileiro inseridos no contexto de pedagogias participativas. Desta forma, este trabalho propõe o desenvolvimento de um mobiliário escolar infantil, dentro do contexto de pedagogias participativas como a de Maria Montessori e Jean Piaget.
Abstract: Teaching is a fundamental activity in the development and education of children and its performance is directly related to the environment in which the activity takes place. The beginning of school life occurs in early childhood education, and its purpose is the development of children in their physical, psychological, intellectual and social aspects, complementing the action of family and community. It is in the classroom and in the school environment that students spend most of their time, so it is necessary that their relationship with the school and the feelings experienced due to the interaction that occurs in this space is positive for the children. This research covers areas of psychology, pedagogy and design, to recognize characteristics of Brazilian school furniture inserted in the context of participatory pedagogies. Thus, this work proposes the development of children's school furniture, within the context of participatory pedagogies such as Maria Montessori and Jean Piaget.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50873
Aparece nas coleções:DESIGN - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_mabrito.pdf6,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.