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Tipo: Artigo de Evento
Título: Capital humano no Estado Ceará: Análise discriminante entre municípios
Autor(es): Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Casimiro Filho, Francisco
Casimiro, Maria Inês Escobar da Costa
Moreira, Maria Lúcia de Sousa
Palavras-chave: Capital humano;Educação;Análise discriminante
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Encontro Economia do Ceará em Debate - IPECE, 5
Citação: LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; CASIMIRO FILHO, Francisco; CASIMIRO, Maria Inês Escobar da Costa; MOREIRA, Maria Lúcia de Sousa. Capital Humano no Estado Ceará: Análise discriminante entre municípios. In: ENCONTRO ECONOMIA DO CEARÁ EM DEBATE - IPECE, 5. Fortaleza, 2008.
Resumo: O presente artigo teve como objetivo identificar as variáveis que contribuem de forma significativa para um maior nível de capital humano nos municípios cearenses. A metodologia adotada consistiu inicialmente na construção de um Índice de Capital Humano (ICH) para cada um dos municípios do Ceará a partir de um conjunto de 22 variáveis. Por fim, adotou-se a técnica de análise discriminante para identificar as variáveis que explicam as diferenças entre estes grupos. Os dados utilizados foram obtidos de forma secundária, sendo a fonte o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). O período de análise foi o ano de 2006. Os municípios foram divididos em dois grupos: o primeiro composto pelos 69 municípios com ICH ≤ 0,500 e o segundo com os 115 municípios com ICH > 0,500. Dentre as variáveis significantes capazes de explicar as diferenças entre os dois grupos destacam-se aquelas ligadas à qualificação dos professores mostrando a necessidade de programas contínuos de capacitação destes profissionais na formação do estoque de capital humano da sociedade.
Abstract: This work aimed at identifying the variables that contribute in a significant way for the human resource in Ceara counties. The chosen methodology consisted firstly in building a human resource index (HRI) from a set of twenty two variables to each county in Ceara state. For last, a discriminating analysis technique was used to identify the variables capable of explaining the differences among groups. The data source was The Research and Economic Strategy Institute of Ceara State, taking the year of 2006 as reference. The counties were divided into two groups. The first group was composed by the 69 counties presenting HRI ≤ 0,500, while the second group was composed by the 115 counties presenting HRI >0,5. The qualification of the teachers stood out among the significant variables capable of explaining the main differences between the two groups. This fact points out for the need of a continuous up date for that class as a tool for the formation of human resource. Key words: Human capital, education, discriminant analysis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5086
ISSN: 1983-4969
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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