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dc.contributor.advisorAgrello, Marisa Pascarelli-
dc.contributor.authorSilva, Maria José Gurgel da-
dc.date.accessioned2020-03-18T21:36:34Z-
dc.date.available2020-03-18T21:36:34Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSILVA, Maria José Gurgel da. Intervenção psicopedagógica em projetos sociais através do lúdico. 2005. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50783-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLudopedagogiapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleIntervenção psicopedagógica em projetos sociais através do lúdicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia foi elaborada com a finalidade de intervir, refletir e verificar o real significado do lúdico e sua importância no desenvolvimento infantil, estabelecendo a relação com uma intervenção psicopedagógica realizada em um projeto social com crianças carentes, visando proporcionar o desenvolvimento pessoal, afetivo, social, cognitivo e cultural, através de uma aprendizagem significativa e prazerosa. Para tanto procura-se não só conceituar o brincar como também determinar o significado e a função social do brinquedo e a mensagem transmitida por ele, como característica primordial na construção e pleno desenvolvimento das potencial idades infantis. A pesquisa foi subsidiada teoricamente nos trabalhos de autores estudiosos do assunto como Winnicott e Vygotsky dentre outros que definem a ludicidade como fonte de vida e suas relações com a aprendizagem. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação fundamentada por uma intervenção como caminho possível para auxiliar os educandos nos aspectos que apresentaram dificuldades. A pesquisa reflete sobre a execução de um projeto temático iniciado com a intervenção psicopedagógica, que teve duração de seis meses, sendo norteado por vivências lúdicas, dinâmicas de integração, estimulação das crianças, através da confecção de brinquedos com sucatas, de brincadeiras, jogos, oficinas de leitura e dramatizações. A observação, frente às atividades propostas por meio do lúdico, revelou um progresso relevante na sociabilidade, afeição, criatividade, motivação e cognição.pt_BR
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