Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50733
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cardoso, Thereza Cristina Rocha | - |
dc.contributor.author | Sousa, Filipe Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T19:18:46Z | - |
dc.date.available | 2020-03-12T19:18:46Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Filipe Barbosa de. O corpo e suas camadas: um estudo sobre a dança jazz em Fortaleza. 2019. Monografia (Graduação em Dança Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50733 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jazz | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.title | O corpo e suas camadas: um estudo sobre a dança jazz em Fortaleza | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho de conclusão de curso é o resultado final de um longo processo de experimentações e estudos realizados no decorrer de minha graduação em dança (Licenciatura), e em paralelo ao meu trabalho como professor e bailarino de jazz dance, testemunhando a escassez de estudos e registros documentais, principalmente em minha cidade, sobre este gênero de dança. Nesta pesquisa, optei pela modalidade Expressões Contemporâneas em Dança de TCC, que visa desenvolver um projeto relacionado às poéticas de criação em dança, podendo referir-se ao processo de construção de uma obra ou a processos investigativos relacionados às metodologias de trabalho. Minha pesquisa/investigação passeia pela análise-crítica-criação, no qual observei/experimentei aulas de diferentes professores de jazz em Fortaleza, realizei entrevistas semi-estruturadas com esses mesmos professores e pratiquei uma revisitação de minha trajetória dança com o intuito de criar uma aula de jazz embasada de conteúdos, que não trabalhe apenas a técnica, mas também a história, os processos operadores do movimento e as diversas estéticas dançantes deste gênero de dança, o que penso ser importante para uma formação de bailarinos dessa linguagem. Considero, então, este TCC uma aula-espetáculo — a culminância de todo esse processo de pesquisa que propositalmente não termina em uma criação coreográfica cênica, pois seu estudo volta-se para a formação, elaboração de outras metodologias e o ensino/ educação em dança, sendo também uma forma de criticar as cobranças absurdas por criações cênicas feitas aos professores nos espaços de formação onde atuamos. Os textos que vêm a seguir procuram apresentar os caminhos que percorri e as camadas que eu adquiri e que me atravessam, até o engendramento da aula-espetáculo que será apresentada. Caminhos esses que passam desde a minha primeira inquietação já como bailarino de jazz, e permeiam os meus estudos durante a graduação em dança e também quando me tornei professor deste gênero em academias privadas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DANÇA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_fbsousa.pdf | 393,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.