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dc.contributor.advisorSouza, Ângela Maria Alves e-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Sabrinny Martins-
dc.date.accessioned2020-03-09T15:54:36Z-
dc.date.available2020-03-09T15:54:36Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRODRIGUES, M.S.M. Acolhimento à demanda espontânea: processo de trabalho da equipe de profissionais em unidade básica de saúde. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50652-
dc.description.abstractPrimary health care is currently the main level of health care for the Brazilian population and one of the main employers of health professionals. One of the activities required in the work processes in Primary Care is the reception of spontaneous demand. Thus, this study, with a qualitative approach, aims to describe the work process in the reception of spontaneous demand in a Primary Health Care Unit in the city of Fortaleza, identifying the knowledge of professionals about the flows adopted and the official regulations, characterizing their potential and challenges and knowing the feelings they experience in this process. Regarding the methodological path, the research used the descriptive exploratory study. Data collection was carried out through a script of semi-structured interviews with eleven health workers. The data analysis had as reference the thematic analysis of content. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará, with opinion No. 3,525,812. The results revealed that the model adopted by the Municipal Secretariat of Health is oriented to the biomedical model; a standard of care centered on the disease and not on the individual. We identified that in spontaneous demand, many professionals do not use the classification of risks and vulnerabilities for the care of the population, due to the large number of people who seek care. The adopted model and the large number of people to be cared for provoke in professionals feelings of suffering, related to frustration and impotence, making it necessary and urgent for them to review the model of care adopted, taking into consideration and opening space for the worker to expose their opinions and concerns, in favor of improvements in their work processes and overcoming negative feelings arising from their professional practice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.titleAcolhimento à demanda espontânea: processo de trabalho da equipe de profissionais em unidade básica de saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Atenção Primária à Saúde é atualmente o principal nível de atenção à saúde da população brasileira e um dos principais empregadores dos profissionais de saúde. Uma das atividades requeridas nos processos de trabalho na Atenção Primária é o acolhimento da demanda espontânea. Assim, este estudo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo descrever o processo de trabalho no acolhimento à demanda espontânea em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde do município de Fortaleza, identificando o conhecimento dos profissionais a respeito dos fluxos adotados e da regulamentação oficial, caracterizando suas potencialidades e desafios e conhecendo os sentimentos que vivenciam nesse processo. Em relação ao percurso metodológico, a pesquisa utilizou o estudo exploratório descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevistas semiestruturado, com onze trabalhadores da saúde. A análise dos dados teve como referência a análise temática de conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, com o parecer N° 3.525.812. Os resultados revelaram que o modelo adotado pela Secretaria Municipal de Saúde, encontra-se orientado para o modelo biomédico; padrão de atendimento centrado na doença e não no indivíduo. Identificamos que no acolhimento à demanda espontânea, muitos profissionais não utilizam a classificação de riscos e vulnerabilidades para o atendimento à população, devido ao grande número de pessoas que procuram atendimento. O modelo adotado e o grande número de pessoas a serem atendidas, provocam nos profissionais sentimentos de sofrimento, relativos à frustração e impotência, que podem causar danos à saúde psíquica dos mesmos, fazendo com que seja necessária e urgente a revisão do modelo de atendimento adotado durante o acolhimento da demanda espontânea. É importante levar em consideração e abrir espaço para o trabalhador expor suas opiniões e preocupações, em prol de melhorias em seus processos de trabalho e da superação de sentimentos negativos oriundos de seu fazer profissional.pt_BR
dc.title.enWelcoming spontaneous demand: work process of the team of professionals in a basic health unitpt_BR
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