Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50636
Tipo: Dissertação
Título: Violência sexual contra a mulher: as representações sociais de profissionais de saúde
Autor(es): Frias, Luzinéa de Maria Pastor Santos
Orientador: Rodrigues, Maria Socorro Pereira
Palavras-chave: Violência contra a Mulher;Delitos Sexuais;Pessoal de Saúde;Enfermagem
Data do documento: 2003
Citação: FRIAS, L. M. P. S. Violência sexual contra a mulher: as representações sociais de profissionais de saúde. 2003. 135 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Resumo: Pesquisa descritiva, com abordagem predominantemente quaútativa, \endo poi objetivos conhecer as representações sociais de profissionais de saúde acerca da violência sexual contra a mulher e identificar quais os determinantes da violência sexual, percebidos por eles no cotidiano da prática profissional. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria das Representações Sociais, tendo como suporte Análise de Conteúdo Categoria). Os dados foram coletados em duas Instituições de saúde de São Luís-MA, no período de março a julho de 2002. Participaram do estudo 19 profissionais de saúde que atendem mulheres vítimas de violência sexual. A obtenção dos dados foi feita através de entrevista serni- estruturada, apresentados em forma de quadros e narrativas. A organização dos dados permitiu o estabelecimento de duas categorias temáticas. A Ia categoria: Contextualízação da violência sexual contra a mulher, que originou 4 sub- categorías: Conotação da violência sexual, Particularidades relacionadas à pessoa que pratica agressão, Sentimentos percebidos nas mulheres vítimas de violência sexual, Sentimentos expressados pelos profissionais em relação à violência sexual; A 2a categoria: Fatores contributivos da violência sexual contra a mulher, com 4 sub-categorias: Estrutura social e violência contra a mulher, Estrutura emocional feminina e masculina como fator favorecedor da violência sexual, Aspectos relacionados à sexualidade humana e violência sexual contra a mulher, A questão cultural e sua influência na violência sexual contra a mulher. A análise das informações evidenciou as seguintes representações sociais dos profissionais de saúde: A violência sexual contra a mulher respalda-se nos valores culturais e na violação dos direitos; A violência sexual contra a mulher: valor cultural que clama por atualização; A violência representa um reforço aos símbolos arcaicos de caracterização da mulher, A violência sexual constitui trauma irrecuperável na vida da mulher; A violência constitui componente importante a fomentar uma mudança favorável no sistema político e social do País; Ênfase do valor da mulher no cenário político-social e familiar atribuída pelo Sistema educacional. A violência sexual contra a mulher, para os profissionais de saúde, é um fenômeno complexo de difícil tradução, que evoca uma variedade de sentimentos nos profissionais e que têm múltiplos determinantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50636
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_dis_lmpsfrias.pdf8,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.