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Tipo: TCC
Título: Os efeitos do visual merchandising no comportamento de compra dos consumidores: estudo aplicado em ponto de venda de roupas íntimas na feira de São Bento – Cascavel/CE.
Autor(es): Batista, Rafaela Ita Alves
Orientador: Carneiro, Juliana Vieira Corrêa
Palavras-chave: Visual Merchandising;Empreendedorismo;Comportamento de Compra do Consumidor;Ponto de venda;Feira de Cascavel - Ceará
Data do documento: 2019
Citação: BATISTA, Rafaela Ita Alves. Os efeitos do visual merchandising no comportamento de compra dos consumidores: estudo aplicado em ponto de venda de roupas íntimas na feira de São Bento – Cascavel/CE. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Resumo: Com a exigência crescente dos clientes na hora de fazerem suas compras, os comerciantes tendem a buscar cada vez mais estratégias para se manterem de forma competitiva no mercado. Dessa forma, buscou-se na Feira de São Bento em Cascavel-CE um ponto de venda de lingerie para aplicação de experimento, em busca de verificar os efeitos do visual merchandising no comportamento de compra dos consumidores. O Cenário escolhido é propício para estudo, devido a riqueza de detalhes, a grande movimentação no comércio local e, o fato da feira ser uma das grandes geradoras de emprego na cidade. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza quantitativa, realizada através da medição das vendas e na observação de dois sábados nos meses de agosto e outubro de 2019. Os dados referentes as vendas dos dois dias do experimento foram medidos, comparados e interpretados conforme a variação dos lucros. Constatou-se inicialmente que as aplicações das técnicas de visual merchandising de fato influenciam no comportamento de compra dos consumidores ao observarem a harmonização e organização do novo layout presente no ponto de venda. Fatores como: controle eficiente do estoque e reposição adequada de mercadorias foram pontos cruciais na implantação das técnicas, tornando-a ferramenta diferencial para vantagem competitiva no mercado.
Abstract: With customers increasingly demanding to shop, traders are increasingly looking for strategies to stay competitive in the marketplace. Thus, we sought at the São Bento Fair in Cascavel-CE a point of sale for lingerie for experiment application, seeking to verify the effects of visual merchandising on consumer buying behavior. The chosen scenario is conducive to study, due to the richness of detail, the great movement in local commerce and the fact that the fair is one of the major job generators in the city. A quantitative research was carried out by measuring sales and observing two Saturdays in August and October 2019. The sales data for the two days of the experiment were measured, compared and interpreted according to the variation of profits. It was initially found that the applications of visual merchandising techniques actually influence consumers' buying behavior by observing the harmonization and organization of the new layout present at the point of sale. Factors such as efficient inventory control and adequate replacement of goods were crucial points in the implementation of the techniques, making it a differential tool for competitive advantage in the market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50527
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