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dc.contributor.advisorOliveira, Manfredo Araújo de-
dc.contributor.authorSilva, Francisco José da-
dc.date.accessioned2020-02-21T16:34:38Z-
dc.date.available2020-02-21T16:34:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco José da. Pensamento e discurso: A linguagem como mediação entre dialética e hermenêutica na filosofia de F.D. Schleiermacher. 2020. 191 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50276-
dc.description.abstractOne of the most relevant debates in philosophy in its contemporaneity is that concerning Dialectics and its relationship with Hermeneutics. These procedures are understood both in their methodological aspects, as forms of philosophizing, and in the discussion of their systematic and structural places. Dialectics, since the Greeks, has been conceived at first as a theory of the oppositions of the real (ontological view), as well as a way of conducting opposing theses presented in a debate, whereas in the philosophy of modernity it assumes an epistemological character. from a subjective conception of the antinomies of reason with Kant. Hermeneutics, in turn, stood out as an auxiliary procedure for understanding and interpreting specific texts (philological, juridical and sacred), such as ars interpetandi, until the beginning of modernity, but later assuming a theoretical status of understanding philosophy as such as in Heidegger and Gadamer. In this case, we justify the subject of our research and its fundamental hypothesis, which intends to address the thought of the philosopher Friedrich Daniel Schleiermacher (1768-1834), in his Dialectic foundation, as theory of knowledge and art of conducting a debate (in dialegesthai) in an essentially platonic perspective, thought of as a propaedeutic discipline and dependent on Hermeneutics, as well as in its aspect of universal application with regard to the question of language, its comprehension and interpretation. We emphasize that, in response to German Idealism, the Schleiermacherian approach presents itself as an alternative inspired by the rescue of the Dialectic that underlies Plato's thinking. In this sense, one of the main aspects considered by Schleiermacher is the place that will be occupied by language as a fundamental medium that allows us to think about the possibility of a convergence between Dialectic and Hermeneutics in its philosophical reflection. This convergence and dependence between these parts of his philosophy aims, first and foremost, to guarantee the grounding aspect of the systematic knowledge operated by the former, without falling into the risk of a claim to an absolute knowledge, supported by the understanding of this incarnate knowledge in the historicity and plurality of society. human language, object of the latter. In this sense, the question that arises in our research is, to analyze the conception of Dialectic developed in its relation with the Hermeneutics in Schleiermacher as a procedure capable of articulating his philosophy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectDialecticpt_BR
dc.subjectHermeneuticspt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.titlePensamento e discurso: A linguagem como mediação entre dialética e hermenêutica na filosofia de F.D. Schleiermacherpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrUm dos debates mais relevantes na filosofia em sua contemporaneidade é aquele acerca da Dialética e sua relação com a Hermenêutica. Estes procedimentos são entendidos tanto em seus aspectos metodológicos, como formas do filosofar, quanto na discussão a respeito de seus lugares sistemáticos e estruturais. A Dialética, desde os Gregos, tem sido concebida em um primeiro momento como uma teoria das oposições do real (visão ontológica), bem como uma forma de condução de teses opostas apresentadas em um debate, já na filosofia da modernidade assume um caráter epistemológico, a partir de uma concepção subjetiva das antinomias da razão com Kant. A Hermenêutica, por sua vez, destacou-se como procedimento auxiliar de compreensão e interpretação de textos específicos (filológicos, jurídicos e sagrados), como ars interpetandi, até o início da modernidade, mas assumindo posteriormente um estatuto teórico de compreensão da filosofia enquanto tal, como em Heidegger e Gadamer. Neste caso, justifica-se o tema de nossa pesquisa e sua hipótese fundamental, que pretende abordar o pensamento do filósofo Friedrich Daniel Schleiermacher (1768-1834), em sua fundamentação da Dialética, enquanto teoria do saber e arte de conduzir um debate (em grego dialegesthai) numa perspectiva essencialmente platônica, pensada enquanto disciplina propedêutica e em dependência da Hermenêutica, bem como em seu aspecto de aplicação universal no que diz respeito à questão da linguagem, sua compreensão e interpretação. Enfatizamos que, em resposta ao Idealismo Alemão, a abordagem schleiermacheriana se apresenta como uma alternativa inspirada no resgate da Dialética que está na base do pensamento de Platão. Neste sentido, um dos principais aspectos considerados por Schleiermacher é o lugar que será ocupado pela linguagem como medium fundamental que permite pensar a possibilidade de uma convergência entre Dialética e Hermenêutica em sua reflexão filosófica. Esta convergência e dependência entre estas partes de sua filosofia visa antes de tudo, garantir o aspecto de fundamentação do saber sistemático operado pela primeira, sem cair nos riscos de uma pretensão a um saber absoluto, amparado pela compreensão deste saber encarnado na historicidade e pluralidade da linguagem humana, objeto desta última. Neste sentido, a questão que se põe em nossa pesquisa é, analisar a concepção de Dialética desenvolvida em sua relação com a Hermenêutica em Schleiermacher enquanto procedimento capaz de articular sua filosofia.pt_BR
dc.title.enThought and discourse: A language of mediation between dialectics and hermeneutics in the philosophy of F.D. Schleiermacherpt_BR
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