Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50231
Tipo: TCC
Título: O transtorno de déficit de atenção / hiperatividade no contexto inclusivo (TDAH): desafios e possibilidades
Autor(es): Costa, Sandra Jaqueline de Oliveira
Orientador: Haguette, André
Palavras-chave: Inclusão escolar;Educação inclusiva;Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Data do documento: 2007
Citação: COSTA, Sandra Jaqueline de Oliveira. O transtorno de déficit de atenção / hiperatividade no contexto inclusivo (TDAH): desafios e possibilidades. 2007. 68 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007
Resumo: O presente trabalho trata-se, de início, de uma pesquisa bibliográfica, que tem embasamento teórico fundamentado nos estudos de Piaget e de Vygotsky sobre a interação, do desenvolvimento e das dificuldades de aprendizagem bem como, nos estudos dos teóricos que discutem os transtornos de déficit de atenção/hiperatividade, tais como Barkley, Benezik, Rohde, Phelan, Fonseca e outros. A pesquisa, aqui relatada, trata da importância da inclusão da criança com TDAH dentro das instituições escolares, analisando causas e propondo ações que respeitem suas especificidades. Dessa forma, ressalta a importância da interação do professor e dos obstáculos presentes na escola para o processo de inclusão escolar. A partir do estudo bibliográfico, realizou-se um estudo de campo, especificamente, uma pesquisa de levantamento, que se caracteriza pela exploração e descrição de dados, através da aplicação de questionário. De acordo com os resultados do estudo realizado com o objetivo de verificar o nível de conhecimento do professor-aluno do curso de Especialização em Educação Inclusiva, da UECE, em relação ao TDAH, conclui-se que os sujeitos de estudo possuem pouca informação e nenhuma qualificação para lidar com esse transtorno. Nesse sentido, este trabalho esclarece os problemas que afetam ou poderão afetar a aprendizagem dessas crianças. Uma vez elucidados, toma-se mais fácil para os profissionais, que lidam direta ou indiretamente, trabalharem com as crianças, muitas vezes incompreendidas, com o intuito de minimizar suas dificuldades e, com isto, conseguir um melhor desempenho escolar.
Abstract: The present work is treated of a bibliographic research, that has theoretical basement based on the studies of Piaget and Vygotsky about the interaction, development and leaming difficulties as well as based on the theoretical ones that discuss the trouble of attention / hiperactivity deficit, such as Barkley, Benezik, Rohde, Phelan and Fonseca. The research, here told, treats of the importance of the inc1usion of the child carrier of DAHT inside the school institutions, analyzing causes and proposing actions to respect their specificities. In that way, it emphasizes the importance of the teacher's interaction and of the obstac1es existent at school for the process of scholar inc1usion. In that sense, this work explains the problems that affect or may affect those children's learning. Once elucidated, it becomes easier for the professionals that deal direct or indirectly to work with the children, many times misunderstood, with the intention of minimizing their difficulties and, with this, to get a better school acting.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50231
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS SOCIAIS NOTURNO- Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dis_sjocosta.pdf39,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.