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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50227
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Formação pedagógica dos professores universitários: realidade, complexidade e possibilidades |
Título em inglês: | Pedagogical training of professors: reality, complexity and possibilities |
Autor(es): | Cavalcante, Maria Marina Dias Pinto, Flávia Aguiar Cabral Furtado Gonçalves, Lívia Cavalcante Vieira Lopes, Samuel Nobre |
Palavras-chave: | Formação pedagógica;Professores universitários;Complexidade |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista educação em debate |
Citação: | CAVALCANTE, Maria Marina Dias; PINTO, Flávia Aguiar Cabral Furtado; GONÇALVES, Lívia Cavalcante Vieira; LOPES, Samuel Nobre. Formação pedagógica dos professores universitários: realidade, complexidade e possibilidades. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n. 80, p. 142-154, set./dez. 2019. |
Resumo: | A velocidade das informações que caracteriza a era tecnológica tem reflexos diretos na Educação. As antigas metodologias de ensino e aprendizagem, que posicionavam o professor no centro, cabendo aos alunos apenas absorver passivamente os conteúdos ministrados em sala de aula, já não se expressam suficientes para desenvolver as potencialidades exigidas dos profissionais do século XXI. As instituições de ensino superior (IES) estão atentas a essa nova realidade e tendem a exigir dos docentes a aplicação de metodologias inovadoras; no entanto, não investem adequadamente em formação docente e continuam a privilegiar a titulação, em especial na modalidade de pós-graduação stricto sensu, como o principal critério de contratação desses profissionais. A pesquisa objetiva compreender os limites e possibilidades da formação pedagógica dos docentes universitários e suas implicações no ensino-aprendizagem. A metodologia empregada foi qualitativa e exploratória, por meio de estudo de caso, em que professores universitários responderam a questionamentos acerca das categorias formação pedagógica e docência universitária. Relativamente aos resultados, destacam-se como principais limites à formação pedagógica dos professores universitários os seguintes itens: a) o pouco interesse das IES em investir na formação pedagógica docente, seja inicial, seja continuada; b) a quase inexistência de polí- ticas públicas; c) o desinteresse de boa parte dos docentes, ao acreditarem que, para ministrar boas aulas, basta dominar os conteúdos. Como possibilidades, evidenciam-se os seguintes elementos: a) o investimento, pelas IES, em formação docente inicial e continuada; b) a implementação de políticas públicas dirigidas à formação didático-pedagógica dos docentes universitários; c) o empenho dos professores com vistas à procura da formação didático-pedagógica como o meio para alcançar a melhor qualidade docente possível. |
Abstract: | The speed of information that characterizes the technological age has direct repercussions on Education. The old teaching and learning methodologies, in which the professor would be at the center of the process, and the students would only absorb the contents taught in the classroom, are no longer sufficient to develop the potentialities required from 21st-century professionals. Higher Education Institutions are aware of this new reality and tend to demand from professors the application of innovative methodologies; however, they do not invest adequately in professor training and continue to privilege the academic degree, especially from stricto sensu graduate programs, as the main criterion for hiring these professionals. The research aimed to understand the limits and possibilities of the pedagogical training of professors and their implications for the teaching and learning process. The methodology used was qualitative and exploratory, using a case study in which professors answered questions about pedagogical training and university teaching. Regarding the results, the main limitations to the pedagogical training of professors are the lack of interest from Higher Education Institutions in investing in professor training, either in initial or in continuing education, the almost nonexistence of public policies, as well as the lack of interest from many professors, who believe that mastering the content is enough to teach good lessons. As regards to the possibilities, the investment in initial or continuing education by Higher Education Institutions, the implementation of public policies aimed at the pedagogical training of professors, and the professors’ commitment to having pedagogical training as a means to achieve the best possible teaching quality are worth highlighting. |
Resumen: | La velocidad de la información que caracteriza la era tecnológica tiene repercusiones directas en la Educación. Las viejas metodologías de enseñanza y aprendizaje, que situaban al profesor en el centro, dejaban a los alumnos limitados a absorber pasivamente los contenidos ministrados en el aula, ya no expresan lo suficiente para desarrollar las potencialidades requeridas de los profesionales del siglo XXI. Las instituciones de educación superior, las IES, están atentas a esta nueva realidad y tienden a exigir a los docentes la aplicación de metodologías innovadoras; sin embargo, no invierten adecuadamente en la capacitación del docente y siguen privilegiando los títulos, especialmente los postgrados en la modalidad stricto sensu, como criterio principal para la contratación de estos profesionales. La investigación tiene por objetivo comprender los límites y las posibilidades de la formación pedagógica de los profesores universitarios y sus implicaciones en la enseñanza aprendizaje. Se utilizó la metodología cualitativa y exploratoria, a través de un estudio de caso, en el que los docentes universitarios contestaron preguntas a respecto de las categorías de la formación pedagógica y de la enseñanza universitaria. En cuanto a los resultados, se pone de relieve como límite principal la formación pedagógica de los profesores universitarios: a) el poco interés de las IES en invertir en la formación pedagógica de los docentes, ya sea inicial o continua; b) la casi inexistencia de políticas públicas; y c) la falta de interés de muchos profesores, creyendo que, para impartir buenas clases, es suficiente dominar los contenidos. Como posibilidades, se destacan: i) la inversión de las IES en la capacitación inicial y continua de los profesores; ii) la implementación de políticas públicas direccionadas a la formación didáctico-pedagógica de los docentes universitarios; y iii) el compromiso de los docentes con la búsqueda de la formación didáctico-pedagógica como el medio para obtener la mejor calidad de enseñanza posible. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50227 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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