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dc.contributor.advisorRibeiro, Pollyanne Bicalho-
dc.contributor.authorFrança, José Marcos Ernesto Santana de-
dc.date.accessioned2020-02-17T20:47:46Z-
dc.date.available2020-02-17T20:47:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFRANÇA, José Marcos Ernesto Santana de. Relatório de Estágio de Pós-doutorado: As representações sociais do sujeito-aluno em formação inicial e o domínio das concepções de: língua, linguagem, gramática, ensino de Língua Portuguesa. 2019. 403 f. – Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50164-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRepresentação Socialpt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino superiorpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.titleRelatório de Estágio de Pós-Doutorado: As representações sociais do sujeito-aluno em formação inicial e o domínio das concepções de: língua, linguagem, gramática, ensino de Língua Portuguesapt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara esta pesquisa de pós-doutoramento, apesar de ser o mesmo objeto de pesquisa, seguimos uma linha de abordagem um pouco diferenciada da empreendida no doutorado do ponto de vista da abordagem teórica e dos sujeitos-informantes. Naquela oportunidade nos aportamos na Análise do Discurso francesa (AD) e nos restringimos a sujeitos informantes do oitavo período do curso de Letras-Português Licenciatura. Aqui nos subsidiamos nos aportes teóricos, além da Análise do Discurso, da Teoria Dialógica do Discurso/Dialogismo, da Clínica da Atividade e da Teoria das Representações Sociais para analisar o corpus colhido em aplicação de questionário semiestruturado a sujeitos-informantes. Os sujeitos-informantes foram formados por alunos do primeiro, quarto e sétimo semestres do curso de Letras-Português da Universidade Regional do Cariri (URCA). Tratou se de uma pesquisa etnográfica e qualitativa que buscou traçar o perfil dos alunos que estão iniciando, dos que estão na metade do curso e dos que estão no primeiro estágio supervisionado do curso de Letras-Português da URCA e, assim, avaliar o seu alinhamento com o perfil do egresso pretendido no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso; analisar as representações sociais que eles têm das concepções de língua, linguagem, gramática e ensino de Língua Portuguesa e de si como professor e de ser professor de Língua Portuguesa. A partir dessas informações, pretendemos refletir sobre o que deve ser feito ou não em relação ao curso, ao currículo, ao PPC, enfim, a tudo que envolve a formação de futuros professores de LP para o Ensino Básico (EB). Com isso, pretendemos dar, também, uma resposta à Instituição no sentido de repensarmos que profissional estamos colocando no campo de trabalho e se estamos atendendo à expectativa e aos propósitos previstos no PPC e nos documentos oficiais que norteiam a formação docente e, em específico, a formação em Letras-Português. Além disso, pudemos, com as análises, fazer um levantamento de como o sujeito-aluno se ver como futuro professor de Língua Portuguesa e como ver a profissão docente, ou seja, que representações sociais eles têm de si, sobre o métier professoral e sobre a perspectiva de ser professor. Essas informações nos permitiu, portanto, mapear quem é o sujeito-aluno do curso de Letras da instituição por meio de suas representações sobre si e sobre a profissão docente e quais os seus domínios conceptuais acerca de língua, linguagem, gramática e ensino de LP obtidos no decorrer do processo de formação. Para alcançarmos nossos objetivos, nos alicerçamos em aportes teóricos da Análise do Discurso (discurso, sujeito) – Foucault (2006, 2007); Análise Dialógica do Discurso (dialogismo, polifonia, vozes) – Bakhtin (2003, 2006), Authier-Revuz (1990, 1998, 2004), Ducrot (1987); da Teoria das Representações Sociais (crenças) – Marková (2017), Moscovici (1989), Jodelet (1989); da Clínica da Atividade (grupo focal) – Clot (2000), Souza-e-Silva e Faïta (2002); formação docente/de professores (crítico-reflexivo, relação teoria/prática, profissional) – Schön (2000), Tardif (2014), Tardif e Lessard (2013), Nóvoa (2013).pt_BR
Appears in Collections:PPGL - Relatórios - Pós-doutorado

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