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Tipo: Dissertação
Título: Compreensão das mudanças no uso do solo e na acessibilidade ao trabalho da população de baixa renda em Fortaleza
Autor(es): Castro, Isabela Ribeiro de
Orientador: Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palavras-chave: Transportes;Mobilidade urbana;Acessibilidade - Planejamento urbano;Solo - Uso;Inequalities in urban accessibility;Integrated planning
Data do documento: 2019
Citação: CASTRO, I. R. de. Compreensão das mudanças no uso do solo e na acessibilidade ao trabalho da população de baixa renda em Fortaleza. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A incompatibilidade espacial existente entre domicílios e oportunidades de empregos de segmentos sociais vulneráveis é problemática que se manifesta em metrópoles de todo o globo, especialmente em países periféricos. Este fenômeno vem recebendo atenção da literatura especializada desde os anos 1980, sendo internacionalmente conhecido como Spatial Mismatch. No Brasil, o referido fenômeno vem sendo comumente associado a problemas de desigualdade nos níveis de acessibilidade ao trabalho da população de baixa renda, majoritariamente cativa de determinadas opções de situação residencial e modos de transporte. Dado este contexto, a presente dissertação de mestrado traz como objetivo central compreender as mudanças ocorridas na acessibilidade ao trabalho da população de baixa renda em Fortaleza, no início do século XXI, partindo da análise de alterações verificadas no subsistema urbano de uso do solo. O alcance desse objetivo geral se dá com base em uma abordagem de planejamento interdisciplinar, que defende a efetivação de análises integradas dos subsistemas de transportes e uso do solo. Metodologicamente, propõe-se a caracterização da problemática do Spatial Mismatch e das desigualdades na acessibilidade ao trabalho da população de baixa renda em Fortaleza, partindo de uma representação da referida problemática. A caracterização ocorre por meio da coleta e modelagem operacional de indicadores, seguida da investigação analítica de seus resultados espaciais, no intervalo temporal supramencionado. O trabalho traz contribuições fenomenológicas, no que diz respeito à compreensão das interações, ao longo do tempo, entre desigualdades de diversas ordens na acessibilidade e processos urbanos materializados no subsistema de uso do solo, para um grupo social considerado mais vulnerável. Além disso, representa um avanço metodológico no que se refere à caracterização de fenômenos urbanos distintos e inter-relacionados, que é etapa fundamental no processo de planejamento integrado de transportes e uso do solo, uma vez que propõe a caracterização de sua evolução, compreendendo-os em cenários temporais distintos.
Abstract: Due to the existing spatial disconnection between dwelling-places and job opportunities, large cities around the world, and particularly in developing countries, have faced a challenging problem that strikes the vulnerable social stratum of their societies. That phenomenon has been object of specialized literature since the 80’s, being appropriately known as Spatial Mismatch due to the Spatial Mismatch Hypothesis. In Brazil, that phenomenon has been usually related with inequality problems in low-income people’s levels of job accessibility, since this group’s options of residential location and modes of transport are mostly limited. In that way, having the beginning of the present century as the time frame, and the city of Fortaleza (Brazil) as a geographic frame, the main goal of this dissertation is to understand the changes on low income people’s job accessibility, from the perspective of the changes in the land use urban subsystem. The achievement of this main objective is based on an interdisciplinary planning approach that advocates for integrated analysis of transport and land use subsystems. Methodologically, it is proposed the characterization of the Spatial Mismatch and the inequalities in job accessibility levels of the low income population in Fortaleza, starting from a representation of this problem. The characterization is carried out by the collection and operational modeling of indicators, followed by the analytical investigation of their spatial results, in the aforementioned time interval. The research brings phenomenological contributions regarding the understanding of the interactions, over time, between several types of accessibility inequalities and urban changes in the land use subsystem, for a social group considered more vulnerable. Moreover, it represents a methodological advance regarding the characterization of distinct and interrelated urban phenomena, which is a fundamental step in the process of integrated planning of transport and land use, since it proposes the characterization of its evolution, comprising: them in different time scenarios.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50146
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