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dc.contributor.authorSilva, Joyce Anne-
dc.contributor.authorDionísio, Gustavo Henrique-
dc.date.accessioned2020-02-14T15:46:51Z-
dc.date.available2020-02-14T15:46:51Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Joicy Anne; DIONÍSIO, Gustavo Henrique. O psicólogo no acompanhamento de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas: seria possível uma escuta analítica? Revista de Psicologia, Fortaleza, v.11, n.1, p. 117-126, jan./jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (versão on line)-
dc.identifier.issn0102-1222-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50073-
dc.description.abstractThe objective of this article is to discuss about the work of the psychologist in the field of Socio-Educational Measures, specifically Probation. Through theoretical discussion on psychoanalytic concepts ‒such as helplessness ‒, it is possible to think about antisocial attitudes and delinquency as manifestations of anguish in adolescence. According to Laurent’s (2007) assumption, the subject’s implication with his symptom and the approach of the bond formed between psychologist and adolescent are effective in aiding to subjective changes in the life of the youngster, when considering the impasses that challenge him, without resorting to the ways of violence. It is considered that Probation may become a space for stimulating the young person’s protagonism and as a way for the social assistant to get to know the adolescent and his reality, contributing to shatter prejudices. Additionally, it is possible to think of public policies adequate to the needs of this public.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAto infracionalpt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleO psicólogo no acompanhamento de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas: seria possível uma escuta analítica?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo é discutir sobre o trabalho do psicólogo no campo das Medidas Socioeducativas (MSE), especificamente no da Liberdade Assistida (LA). Por meio de uma discussão teórica acerca de conceitos psicanalíticos ‒ como o desamparo ‒, é possível pensar nas atitudes antissociais e na delinquência como manifestações da angústia na adolescência. De acordo com o pressuposto de Laurent (2007), a implicação do sujeito com o seu sintoma e a abordagem do vínculo formado entre psicólogo e adolescente se efetivam como auxílio para mudanças subjetivas na vida do jovem, pensando-se nos impasses que o interpelam, sem recorrer aos caminhos da violência. Considera-se que a LA possa constituir-se como um espaço de estímulo ao protagonismo do jovem e como um meio de o profissional da assistência social conhecer o adolescente e a sua realidade, contribuindo para a ruptura de preconceitos. Além disso, pode-se pensar em políticas públicas adequadas às necessidades deste público.pt_BR
dc.title.enThe psychologist following adolescents in their compliance of socio-educational measures: would analytical listening be possible?pt_BR
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