Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50008
Tipo: TCC
Título: Redesconto: um instrumento de política monetária
Autor(es): Perote, Alessandra de Queiroz
Palavras-chave: Política monetária (Brasil) - Redesconto;Sistema Financeiro Nacional (Brasil) - Evolução histórica;Bancos - Evolução histórica;Banco Central do Brasil
Data do documento: 1995
Citação: PEROTE, A. de Q. Redesconto: um instrumento de política monetária. 1995. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, 1995.
Resumo: Este trabalho foi elaborado para que, dentro de uma seqüência lógica, fosse capaz de levar a compreensão de um instrumento clássico de Política Monetária: o redesconto. Para isso inicialmente abordou-se a origem histórica dos bancos a nível mundial e posteriormente no Brasil. Tendo-se conhecimento da história bancária, parte-se para mais um degrau: o processo evolutivo do Sistema Financeiro Nacional, antes e depois da Lei da Reforma Bancária - n° 4.595/64, bem como breves comentários e definições sobre as atuais instituições componentes do sistema e as já extintas. Logo após prossegue-se a apresentação, em linhas gerais, do prestamista de última instância, o Banco Central do Brasil, figura principal na concessão do redesconto e na im­ plementação da política monetária. Adentra-se a seguir na Política Monetária, expondo-se os três instrumentos clássicos: depósito compulsório, redesconto e open market, relatando, de maneira sucinta, as peculia­ridades de cada instrumento e seus marcos históricos no Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50008
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1995_tcc_aqperote.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.