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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Qualidade de vida de acadêmicos de enfermagem: análise à luz do modelo de Pender
Título em inglês: Quality of life of nursing students: analysis in light of the Pender’s model
Autor(es): Lima, Rosane Shirley Saraiva de
Cavalcante, Jeane Lima
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Cavalcante, Edilma Gomes Rocha
Quirino, Glauberto da Silva
Rebouças, Vitória de Cássia Félix
Palavras-chave: Promoção da Saúde;Enfermagem;Teoria de Enfermagem;Qualidade de Vida
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: LIMA, Rosane Shirley Saraiva de et al. Qualidade de vida de acadêmicos de enfermagem: análise à luz do modelo de Pender. Rev Rene, Fortaleza, v. 21, e42159, 2020.
Resumo: Objetivo: compreender os estilos de vida dos acadêmicos de enfermagem à luz do Modelo de Promoção da Saúde Nola Pender. Métodos: estudo qualitativo, realizado com 11 acadêmicos de enfermagem por meio de um grupo focal a partir de um roteiro semiestruturado. Obtiveram-se duas categorias analíticas: Características e experiências individuais; Sentimentos e conhecimentos sobre o comportamento que se quer alcançar. Resultados: como principais fatores que repercutem na qualidade de vida os acadêmicos relataram baixa qualidade e pouco tempo de sono, sedentarismo e alimentação inadequada, que estão relacionados à rotina universitária. Conclusão: a utilização do referido Modelo foi importante para identificar os fatores que repercutem nos estilos de vida dos acadêmicos, em seus aspectos biopsicossocial e suas correlações, demonstrando a sua relevância ao apontar a necessidade de intervenções que atendam a sua realidade.
Abstract: Objective: to understand the lifestyles of nursing students in the light of the Nola Pender’s Health Promotion Model. Methods: qualitative study conducted with 11 nursing students through a focus group using a semi-structured script. Two analytical categories were obtained: Individual characteristics and experiences; Feelings and knowledge about the behavior to be achieved. Results: the short time and poor quality of sleep, sedentary lifestyle and inadequate diet, which are related to the university routine, were reported by the academics as main factors that affect quality of life. Conclusion: the use of this model was important to identify the factors that affect the students’ lifestyles, biopsychosocial aspects and their correlations, demonstrating its relevance in pointing out the need for interventions that meet their reality.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49982
ISSN: 2175-6783 (On line)
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