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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuições do modelo de Carol Kuhlthau para a pesquisa sobre comportamento informacional e competência em informação no Brasil
Título em inglês: Contribution of Carol Kuhlthau’s model to the research on information behavior and information literacy in Brazil
Autor(es): Silva, Carlos Robson Souza da
Oliveira, Thiago Pinheiro Ramos de
Teixeira, Thiciane Mary Carvalho
Costa, Maria de Fátima Oliveira
Nunes, Jefferson Veras
Palavras-chave: Competência em Informação;Comportamento informacional;Information Search Proccess
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Carlos Robson Souza da; OLIVEIRA, Thiago Pinheiro Ramos de; TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho; COSTA, Maria de Fátima Oliveira; NUNES, Jefferson Veras. Contribuições do modelo de Carol Kuhlthau para a pesquisa sobre comportamento informacional e competência em informação no Brasil. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 25, p. 1-14, 2020.
Resumo: Objetivo: Identificar na produção científica brasileira em Biblioteconomia e Ciência da Informação a utilização do Information Search Process (ISP) de Carol Kuhlthau em estudos sobre comportamento informacional e competência em informação. Método: Utiliza como método a revisão sistemática de literatura, a fim de responder a questão norteadora. Os termos foram mapeados no Tesauro Brasileiro de Ciência e Informação elaborado pelo Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT). Traça discussão a respeito da temática a partir dos artigos recuperados na BRAPCI. Foram utilizados os operadores booleanos AND e OR como estratégia de busca para pesquisar os termos: comportamento informacional, Kuhlthau, competência em informação, competência informacional, hábitos do usuário e estudo de usuários. Resultado: Aos 12 registros recuperados foram aplicados critérios de exclusão sobrando apenas quatro artigos para leitura exploratória dos resumos a fim de identificar a pertinência com a delimitação da temática. Dois deles objetivavam utilizar o ISP para definir critérios para a avaliação e a criação de programas de Competência em Informação, enquanto os outros dois o utilizaram para compreender o comportamento informacional dos grupos estudados. Conclusões: Conclui que o modelo ISP, criado por Kuhlthau, apesar de ser originalmente desenvolvido para a pesquisa em Comportamento Informacional, tem sido adotado no Brasil como fundamentação metodológica e conceitual para identificar o processo de busca por informação dos usuários estudados em determinado contexto e, posteriormente, planejar e implementar estratégias que promovam a aprendizagem informacional e a Competência em Informação.
Abstract: Objective: Identify the use of the Information Search Process of Carol Kuhlthau in the Brazilian scientific production on Library Science, Documentation and Information Science, principally in studies on information behavior and information literacy. Methods: It uses as a method the systematic review of literature, in order to answer the guiding question. The terms were mapped in the Brazilian Thesaurus of Science and Information prepared by the Brazilian Institute of Information, Science and Technology (IBICT). It draws up a discussion about the subject from the articles retrieved in BRAPCI. After this were used booelan operators AND and OR as search strategy to research the terms: information behavior, Kuhlthau, information literacy, user habits and study users. Results: After the data retrieving, it was applied exclusion criteria remaining only four articles to go through exploratory reading of the abstracts to identify the bound the theme. Two of them have an objective use the ISP to definite criteria to evaluation and to create programs of Information Literacy, while the other two used it to understand the information behaviour of the studied groups. Conclusions: It concludes that the ISP model, created by Kuhlthau, despite being originally developed for research in Information Behavior, has been adopted in Brazil as a methodological and conceptual basis to identify the process of searching for information from users studied in a given context and, later, plan and implement strategies that promote informational learning and information competence.
URI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e65234
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