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dc.contributor.authorGabatz, Celso-
dc.date.accessioned2020-02-06T14:21:07Z-
dc.date.available2020-02-06T14:21:07Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGABATZ, Celso. A presença de grupos religiosos conservadores nos espaços públicos da contemporaneidade. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 3, p. 569-592, nov. 2019/fev. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49893-
dc.description.abstractThe logic that sets up the composition of the framework doctrinal religious conservative on contemporary brazilian, assumes a new discursive mapping marked by the fragmentation of subjectivity. The conservative religious is organized and shaped, to a larger extent, upon an accusatory speech that derives from its capacity to touch, reach, incorporate and redirect some elements found in the symbolic universe of reference of the Brazilian population. This paper intends to deepen the perspective of human rights, the issues inherent to minorities and vulnerable groups, the prejudice raised by symbolic violence and the rhetoric of prejudice supported by public criticism with fundamentalist nuances.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupos religiosospt_BR
dc.subjectGrupos conservadorespt_BR
dc.subjectIntolerânciaspt_BR
dc.subjectSubjetividadespt_BR
dc.titleA presença de grupos religiosos conservadores nos espaços públicos da contemporaneidadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA lógica que configura a composição do quadro doutrinário religioso conservador na contemporaneidade brasileira, supõe uma cartografia discursiva marcada pela fragmentação das subjetividades. A religiosidade conservadora se articula e amolda, em grande medida, com base em um discurso acusatório que deriva dessa sua capacidade de tocar, atingir, incorporar e reorientar alguns elementos presentes no universo simbólico de referência da população brasileira. O artigo pretende aprofundar a perspectiva dos direitos humanos, as questões inerentes às minorias e grupos vulneráveis, o preconceito suscitado pela violência simbólica e a retórica do preconceito alicerçado pela crítica pública com nuances fundamentalistas.pt_BR
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