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Tipo: TCC
Título: Análise da jogabilidade em jogos MOBA sob diferentes condições de rede
Autor(es): Moura, Marcos Paulo Fernandes de
Orientador: Jucá, Paulyne Matthews
Coorientador: Callado, Arthur de Castro
Palavras-chave: MOBA;Jogos;Redes de computadores;Multiusuário
Data do documento: 2018
Citação: MOURA, Marcos Paulo Fernandes de. Análise da jogabilidade em jogos MOBA sob diferentes condições de rede. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência que diferentes condições de rede podem ter sobre o desempenho de um jogador em um jogo multiusuário do gênero MOBA, em cenários onde são utilizados como fatores de variação das condições de rede a taxa de transmissão, a latência e a perda de pacotes. Os dados de pontuação dos jogadores são coletados ao final de cada cenário e uma análise quantitativa dos mesmos é realizada. O jogo escolhido para ser avaliado por esse trabalho foi o jogo DOTA 2. As métricas de avaliação de desempenho dos usuários utilizadas nesse trabalho foram o KDA (Kills, Deaths e Assists), o farm e o ouro coletado. O trabalho avaliou como os fatores de variação de rede nos diversos cenários influenciaram nas métricas definidas. Para a criação dos cenários foi utilizada a ferramenta de emulação de condições de rede Clumsy 0.2, controlando assim como a rede se comportaria em cada cenário. Por fim, pôde-se concluir que para jogos do gênero MOBA, os jogadores tem uma queda em seu desempenho se submetidos a redes de menor qualidade. A latência tendo maior influência sobre o desempenho do jogador, a perda de pacote de até 5% é quase insignificante se não associada a uma latência alta e a taxa de transmissão é insignificante para o jogo DOTA 2, pelo fato de ele usar uma taxa de transmissão muito baixa
Abstract: This work aims to analyze the influence that different network conditions can have on the performance of a player in a multiplayer game of the MOBA genre, in scenarios where transmission rate, latency and packet loss are used as factors. The scoring data of the players is collected at the end of each scenario and a quantitative analysis is performed. For this purpose, the DOTA 2 game was chosen and the evaluation metrics were KDA (Kills, Deaths and Assists), the farm and the gold collected. This allowed the analysis of how the factors influenced the defined metrics. To create the scenarios, the Clumsy 0.2 network conditions emulation tool was used, thus controlling how the network would behave in each scenario. Finally, it can be concluded that for games of the genre MOBA, the players have a decrease in their performance when submitted to networks of lower quality. The latency having greater influence on the player's performance, packet loss of up 5% is almost insignificant if not associated with high latency and the transmission rate is insignificant for the DOTA 2 game because it uses a very low transmission rate.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49847
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