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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação das concentrações de material particulado, NO2 e SO2 resultantes dos serviços de pavimentação asfáltica em um ambiente urbano
Autor(es): Barbosa, Lucas Melo
Orientador: Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Palavras-chave: Transportes;Ar - Poluição;Misturas de emulsão asfáltica;Asphalt plants;Particulate matter;Passive sampling
Data do documento: 2019
Citação: BARBOSA, L. M. Avaliação das concentrações de material particulado, NO2 e SO2 resultantes dos serviços de pavimentação asfáltica em um ambiente urbano. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Obras de infraestrutura viária são necessárias ao transporte de pessoas e bens, mas há uma necessidade crescente de desenvolver metodologias construtivas sustentáveis, de modo a colaborar com a preservação ambiental e com a saúde humana. Neste sentido, os serviços de pavimentação podem impactar negativamente para os padrões de qualidade do ar, principalmente a partir da utilização de materiais asfálticos, que podem gerar emissões atmosféricas contendo poluentes diversos. Quanto a isto, o presente estudo avaliou as emissões de Material Particulado (MP), dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2) nas três etapas que envolvem a execução de um revestimento asfáltico: usinagem, transporte e aplicação de misturas asfálticas, localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Ceará, em ambiente urbano. O objetivo deste trabalho foi verificar quais concentrações são resultantes destes processos, se estas atividades podem ser relevantes para a degradação do ar atmosférico, quanto aos poluentes avaliados, e quais fatores possuem papel importante nos diversos fenômenos de dispersão destes poluentes, contribuindo para concentrações mais severas ou não. Para isso, foram utilizados métodos de amostragem ativa, para a coleta de MP em usinas de asfalto, e de amostragem passiva, para a amostragem de NO2 e SO2, realizada em todas as etapas, de modo a avaliar a contribuição da utilização de misturas asfálticas ao longo deste processo construtivo. Os resultados mostraram que apenas as concentrações de NO2, em algumas situações, estiveram abaixo dos limites estabelecidos pelas legislações nacionais e internacionais, quanto aos padrões de qualidade do ar, enquanto que todos os valores obtidos de MP e SO2 ultrapassaram os valores adotados. Foi verificado que as variáveis meteorológicas podem ter sido fator de grande relevância para as concentrações obtidas neste estudo, além da quantidade de mistura asfáltica produzida, no caso da usinagem, e das condições de aplicação de misturas asfálticas, onde a maior relação entre altura de edificações no entorno da obra e largura da via, por exemplo, pode ter dificultado a dispersão dos poluentes coletados.
Abstract: Road infrastructure works are needed to transport people and goods, but there is a increasing need to develop sustainable building methodologies to collaborate with environmental preservation and human health. In this sense, paving services can impact negatively to air quality standards, especially through the use of asphalt materials, which can generate atmospheric emissions containing various pollutants. In this regard, the present study evaluated the emissions of Particulate Matter (PM), nitrogen dioxide (NO2) and sulfur dioxide (SO2) in the three stages involving the execution of an asphalt layer: mixing, transportation and placement of asphalt mixtures, located in the Metropolitan Region of Fortaleza, Ceará, in an urban environment. The objective of this work was to verify which concentrations are the result of these processes, if these activities may be relevant to atmospheric air degradation, regarding the pollutants evaluated, and which factors play an important role in the various dispersion phenomena of these pollutants, contributing to more severe concentrations or not. For this purpose, active sampling methods were used for PM collection in asphalt plants and passive sampling methods for NO2 and SO2 sampling performed at all stages to evaluate the contribution of using asphalt mixtures throughout this constructive process. The results showed that only NO2 concentrations, in some situations, were below the limits established by national and international legislations regarding air quality standards, while all values obtained from PM and SO2 exceeded the adopted values. It was verified that the meteorological variables may have been of great relevance to the concentrations obtained in this study, besides the amount of asphalt mixture produced in the case of mixing, and the conditions of asphalt mixtures placement, where the highest relation between height of buildings around the site and track width, for example, may have made it difficult to disperse the pollutants collected.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49796
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