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Tipo: TCC
Título: Estudo comparativo do desempenho dos alunos de Ciência da Computação na UFC Quixadá usando mineração de dados
Autor(es): Myehouenou, Gildard Chlodulfe Adebayo
Orientador: Oliveira, Marcos Antônio de
Coorientador: Silva, Tércio Jorge da
Palavras-chave: Mineração de dados (computação);Cluster (Sistema de computador);Algoritmos;Desempenho Acadêmico
Data do documento: 2019
Citação: MYEHOUENOU, Gildard Chlodulfe Adebayo. Estudo comparativo do desempenho dos alunos de Ciência da Computação na UFC Quixadá usando mineração de dados. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como foco o estudo comparativo do desempenho dos alunos do curso de Ciência da Computação usando a mineração de dados. A fim de obter um rendimento melhor dos alunos, a partir do ano de 2015, os professores da disciplina de Fundamentos de Programação fizeram reuniões para adotar uma metodologia que consiste em métodos de avaliação, uma base de trabalhos e de atividades. Os métodos de avaliação consistem na aplicação de testes contínuos e avaliações parciais pela ferramenta online Moodle. Nas disciplinas de Estrutura de Dados e Programação Orientada a Objetos a solução proposta foi a colaboração entre os professores e os monitores das disciplinas com o objetivo de aplicar listas de exercícios que ajudem os alunos a praticar e entender melhor as aulas. O objetivo principal deste trabalho é comparar o desempenho dos alunos antes e depois do uso da metodologia de avaliação na disciplina de Fundamentos de Programação. Uma comparação entre os resultados nas diferentes disciplinas é feita para avaliar o impacto de uma tal metodologia no desempenho dos alunos ao longo dos anos 2013 a 2017. O método de mineração de dados chamado agrupamento foi escolhido para ser usado nos dados da universidade. O algoritmo K-means foi aplicado a um conjunto de dados dos alunos da Universidade Federal do Ceará com o auxílio da ferramenta Scikit-Learn, que é uma biblioteca de aprendizado de máquina de código aberto em Python. Com os resultados obtidos da mineração de dados, conclusões puderam ser tiradas sobre o efeito das medidas adotadas.
Abstract: This paper focuses on the comparative study of the performance of Computer Science students using data mining. In order to achieve better student performance, from 2015 onwards, the teachers of Programming Fundamentals held meetings to adopt a methodology consisting of assessment methods, a work and activity base. The evaluation methods consist of the application of continuous tests and partial evaluations by the online tool textit Moodle. In the Data Structure and Object Oriented Programming course, the solution was a collaboration between teachers and instructor students to apply exercise lists that help students practice and better understand the classes. The main objective of this paper is to compare student performance before and after using the assessment methodology in the Programming Fundamentals discipline. A comparison of results across different courses is made to assess the impact of such a methodology on student performance over the years 2013 to 2017. The data mining method called clustering was chosen to be used on university data. The textit K-means algorithm was applied to a data set of students from the Federal University of Ceará with the aid of the textit Scikit-Learn tool, which is an open source machine learning library in textit Python. With the results obtained from data mining, conclusions could be drawn about the effect of the adopted measures.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49789
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