Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Lara Leite de-
dc.contributor.authorMendes, Igor Cordeiro-
dc.contributor.authorBalsells, Marianne Maia Dutra-
dc.contributor.authorBernardo, Elizian Braga Rodrigues-
dc.contributor.authorCastro, Régia Christina Moura Barbosa-
dc.contributor.authorAquino, Priscila de Souza-
dc.contributor.authorDamasceno, Ana Kelve de Castro-
dc.date.accessioned2020-01-31T14:22:02Z-
dc.date.available2020-01-31T14:22:02Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, L. L. de et al. Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 72, n 6, p. 547-54, nov./dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.issnPrint 0034-7167-
dc.identifier.issnOn-line 1984-0446-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49786-
dc.description.abstractObjective: to build an educational hypermedia about nursing care at usual risk birth and to perform validation of content and appearance. Method: methodological research carried out following the following stages: content and planning of modules; media production and organization of tutorial units; organization of student space, tutor and communication between them; availability of hypermedia; assessment by experts in nursing and informatics; and implementation of proposed suggestions. Results: educational hypermedia showed to be a validated material, since it presented an optimum index of global content of 0.97 and statistical significance in the binomial test for the content and appearance. Conclusion: it is believed that the use of this material with undergraduate students in nursing will contribute to the quality of obstetric care, considering that it is an illustrated technology capable of favoring teaching-learning about normal humanized childbirth.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.subjectHipermídiapt_BR
dc.subjectPartopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.titleHipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparênciapt_BR
dc.title.alternativeHipermedia educativa sobre asistencia de enfermería al parto: construcción y validación de contenido y aparienciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: construir uma hipermídia educativa sobre a assistência de enfermagem ao parto de risco habitual e realizar a validação de conteúdo e de aparência. Método: pesquisa metodológica, realizada seguindo as seguintes etapas: levantamento do conteúdo e planejamento dos módulos; produção das mídias e organização das unidades tutoriais; organização do espaço do aluno, tutor e de comunicação entre eles; elaboração da hipermídia; disponibilização da hipermídia; avaliação por especialistas em Enfermagem e Informática; e implementação das sugestões propostas. Resultados: a hipermídia educativa mostrou-se como um material validado, visto que apresentou um ótimo índice de validade de conteúdo global de 0,97 e significância estatística no teste binomial para o conteúdo e aparência. Conclusão: acredita-se que o uso deste material com alunos da graduação em Enfermagem contribuirá com a qualidade da assistência obstétrica, tendo em vista que se constitui em uma tecnologia ilustrada capaz de favorecer o ensino-aprendizagem sobre parto normal humanizado.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: construir una hipermedia educativa sobre la asistencia de enfermería al parto de riesgo habitual y realizar la validación de contenido y de apariencia. Método: investigación metodológica, realizada siguiendo las siguientes etapas: el levantamiento del contenido y la planificación de los módulos; la producción de los medios de comunicación y la organización de las unidades de tutoría; organización del espacio del alumno, tutor y de comunicación entre ellos; elaboración de la hipermedia; disponibilidad de la hipermedia; evaluación por especialistas en Enfermería e Informática; y aplicación de las sugerencias propuestas. Resultados: la hipermedia educativa se mostró como un material validado, ya que presentó un óptimo índice de validez de contenido global de 0,97 y significancia estadística en el test binomial para el contenido y apariencia. Conclusión: se cree que el uso de este material con alumnos de la graduación en Enfermería contribuirá con la calidad de la asistencia obstétrica, teniendo en vista que se constituye en una tecnología ilustrada capaz de favorecer la enseñanza-aprendizaje sobre parto normal humanizado.pt_BR
dc.title.enEducational hypermedia in nursing assistance at birth: building and validation of content and appearancept_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_lloliveira.pdf814,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.