Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49786
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Lara Leite de | - |
dc.contributor.author | Mendes, Igor Cordeiro | - |
dc.contributor.author | Balsells, Marianne Maia Dutra | - |
dc.contributor.author | Bernardo, Elizian Braga Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Castro, Régia Christina Moura Barbosa | - |
dc.contributor.author | Aquino, Priscila de Souza | - |
dc.contributor.author | Damasceno, Ana Kelve de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T14:22:02Z | - |
dc.date.available | 2020-01-31T14:22:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, L. L. de et al. Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 72, n 6, p. 547-54, nov./dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | Print 0034-7167 | - |
dc.identifier.issn | On-line 1984-0446 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49786 | - |
dc.description.abstract | Objective: to build an educational hypermedia about nursing care at usual risk birth and to perform validation of content and appearance. Method: methodological research carried out following the following stages: content and planning of modules; media production and organization of tutorial units; organization of student space, tutor and communication between them; availability of hypermedia; assessment by experts in nursing and informatics; and implementation of proposed suggestions. Results: educational hypermedia showed to be a validated material, since it presented an optimum index of global content of 0.97 and statistical significance in the binomial test for the content and appearance. Conclusion: it is believed that the use of this material with undergraduate students in nursing will contribute to the quality of obstetric care, considering that it is an illustrated technology capable of favoring teaching-learning about normal humanized childbirth. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Hipermídia | pt_BR |
dc.subject | Parto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.title | Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência | pt_BR |
dc.title.alternative | Hipermedia educativa sobre asistencia de enfermería al parto: construcción y validación de contenido y apariencia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: construir uma hipermídia educativa sobre a assistência de enfermagem ao parto de risco habitual e realizar a validação de conteúdo e de aparência. Método: pesquisa metodológica, realizada seguindo as seguintes etapas: levantamento do conteúdo e planejamento dos módulos; produção das mídias e organização das unidades tutoriais; organização do espaço do aluno, tutor e de comunicação entre eles; elaboração da hipermídia; disponibilização da hipermídia; avaliação por especialistas em Enfermagem e Informática; e implementação das sugestões propostas. Resultados: a hipermídia educativa mostrou-se como um material validado, visto que apresentou um ótimo índice de validade de conteúdo global de 0,97 e significância estatística no teste binomial para o conteúdo e aparência. Conclusão: acredita-se que o uso deste material com alunos da graduação em Enfermagem contribuirá com a qualidade da assistência obstétrica, tendo em vista que se constitui em uma tecnologia ilustrada capaz de favorecer o ensino-aprendizagem sobre parto normal humanizado. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Objetivo: construir una hipermedia educativa sobre la asistencia de enfermería al parto de riesgo habitual y realizar la validación de contenido y de apariencia. Método: investigación metodológica, realizada siguiendo las siguientes etapas: el levantamiento del contenido y la planificación de los módulos; la producción de los medios de comunicación y la organización de las unidades de tutoría; organización del espacio del alumno, tutor y de comunicación entre ellos; elaboración de la hipermedia; disponibilidad de la hipermedia; evaluación por especialistas en Enfermería e Informática; y aplicación de las sugerencias propuestas. Resultados: la hipermedia educativa se mostró como un material validado, ya que presentó un óptimo índice de validez de contenido global de 0,97 y significancia estadística en el test binomial para el contenido y apariencia. Conclusión: se cree que el uso de este material con alumnos de la graduación en Enfermería contribuirá con la calidad de la asistencia obstétrica, teniendo en vista que se constituye en una tecnología ilustrada capaz de favorecer la enseñanza-aprendizaje sobre parto normal humanizado. | pt_BR |
dc.title.en | Educational hypermedia in nursing assistance at birth: building and validation of content and appearance | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_lloliveira.pdf | 814,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.